Rede de Museus da UFPel entra na campanha #MuseusPelaVida

A Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está engajada na campanha #MuseusPelaVida. Proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), a ação tem o intuito de mobilizar as instituições museais para defender ativamente a causa da prevenção e da imunização, prestando, dessa forma, um serviço relevante para suas comunidades.

A ideia é que os museus ajudem a disseminar em seus canais digitais conteúdos de estímulo à vacina e à adoção das práticas de prevenção à Covid-19.

A Rede de Museus da UFPel organizou uma série de vídeos com imagens de peças dos acervos dos museus da UFPel, em moldes de máscaras, como forma de estimular o uso deste equipamento de proteção.

O uso de máscara, aliado ao distanciamento social e à vacinação, é uma das principais estratégias de combate ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19.

As máscaras mais recomendadas para diminuir a exposição ao SARS-CoV-2 e outros vírus respiratórios são as do tipo N95/PFF2, que possuem um poder de filtragem maior que das cirúrgicas e são projetadas para promover uma melhor vedação do rosto de quem as usam, de modo que o ar passe pelo filtro e não pelas bordas.

Na falta de uma N95/PFF2, outra possibilidade é o uso de uma máscara cirúrgica por baixo de uma de pano.

Mas atenção: no caso da N95/PFF2 não se deve utilizar outra máscara por baixo, pois sua vedação será prejudicada.

“Independentemente do tipo de máscara que possui, não deixe de usá-la. Elas são importantes para a proteção individual e coletiva. Juntos venceremos essa luta”, destacam os organizadores.

Exposição “Minha Máscara”
Em 2020, a Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel) lançou a exposição virtual “Minha Máscara”, na qual moldes para confecção de máscaras se tornaram uma forma de divulgação da arte, da ciência e da cultura da cidade Pelotas e do estado do Rio Grande do Sul.

Visite a exposição aqui.

No vídeo, os moldes estão estampados com algumas obras do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Para conhecer mais o MALG, acesse o site do Museu.