Boletim Meteorológico aponta semana gelada e diminuição da umidade

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise divulgada nesta segunda-feira (28) indica que a semana será gelada e terá diminuição na umidade.

De acordo com o boletim, a segunda semana do inverno começa com sensação de muito frio devido à queda de temperatura causada pela incursão de uma massa de ar polar e o vento devido à passagem de um ciclone no oceano Atlântico próximo a costa sul-brasileira.

Até quarta-feira a passagem do ciclone deixa o mar muito agitado na costa do RS e também aumenta a intensidade das rajadas de vento nas regiões ao leste, como zona sul, capital e todo o litoral gaúcho. Nas áreas litorâneas e no porto as rajadas alcançam valores próximos de 70 a 80 km/h. No restante da zona sul, capital e áreas da Serra os
valores ficarão em torno de 60 a 70 km/h.

Em Pelotas o frio será de temperaturas próximas de 3˚C, na capital entre 5 a 7˚C. Temperaturas de 0 grau e negativas poderão ocorrer na Campanha, Serra e Planalto Médio (Soledade e Passo Fundo). É importante lembrar que a sensação será de mais frio devido ao vento no início da semana.

Não há previsão de chuva significativa até a próxima semana.

Previsão climática para o trimestre junho-julho-agosto

Chuvas abaixo da média para os próximos meses. As chuvas do último final de semana regularizaram o acumulado de chuva do mês de junho em relação à média. Na estação do Campus Capão do Leão/Embrapa o acumulado de junho até o dia 20/06 foi de 101 mm, enquanto que a média é de 119 mm. As projeções climáticas indicam que os meses de junho, julho e agosto ainda terão volumes de chuva abaixo da média e com períodos secos relativamente longos. As frentes frias de inverno irão amenizar a estiagem por trazer eventos de chuva cerca de uma vez por semana.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMET, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.