Início do conteúdo

Meio Ambiente: DNIT lança produção audiovisual em parceria com a UFPel

Criação do material é uma parceria com o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter

Quando a pandemia da Covid-19 teve início, a Gestão Ambiental da BR-116/392 viu a necessidade de se reinventar. Um dos principais anseios era de conseguir mostrar o avanço da duplicação das rodovias e os ambientes naturais que as cercam sem que a comunidade em geral precisasse sair de casa. As produções audiovisuais apontaram, portanto, como ferramentas essenciais de comunicação, divulgação e educação. No Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no último sábado (05), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou o trailer da segunda temporada da websérie “flor.estar”.

Elaborada com o apoio técnico da Gestão Ambiental da BR-116/392 em parceria com o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, de Pelotas, a edição especial do material retrata as paisagens da região conhecida como Cerro das Almas, localizada no município do Capão do Leão, área de influência do empreendimento.

De acordo com o diretor do Museu, João Iganci, a ideia é fazer com que o espectador viaje até o lugar por meio da tela do computador ou do celular, ressaltando a sua expressividade histórica e ecológica. “Recebemos o convite para participar com muita alegria uma vez que assim levaremos o ecossistema para o contato com a comunidade pelo meio digital, aproximando as pessoas da natureza”, destacou.

As características da flora seguem sendo o fio condutor da websérie, que tem a sua produção valorizada com imagens aéreas e com a imersão dos seus produtores no local. O cerro está localizado na região de florestas estacionais relacionadas com a encosta da Serra do Sudeste, apresentando uma biodiversidade rica e belezas naturais exuberantes. “Além da importância da divulgação científica, o material será mais uma forma de despertar o olhar sensível em relação à conservação do patrimônio natural”, reforçou Iganci.

A relação entre estas instituições é marcada, principalmente, por ações no Junho Ambiental que visam o incentivo à preservação ambiental. Após a divulgação do trailer, que ocorreu simultaneamente por meio do Facebook da gestora ambiental (fb.com/BR116.392) e do Museu (fb.com/mcncarlosritter), as equipes disponibilizaram um álbum de fotos com imagens capturadas durante a produção da websérie. Chamado “Duplicando saberes: Cerro das Almas”, o material busca instigar a curiosidade do público, dividindo conhecimento sobre a região e estendendo a programação do mês do meio ambiente até o lançamento do episódio especial, previsto para ocorrer no dia 29 de junho.