Início do conteúdo

UFPel promove atividades na Semana dos Museus

A Semana dos Museus da Universidade Federal de Pelotas 2021, organizada pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel), será realizada de 17 a 23 de maio. A participação é gratuita e aberta a todos. As atividades envolvem exposições virtuais, mesas-redondas on-line, lançamentos e seminário, dentre outras.

Confira a programação completa da Semana dos Museus da UFPel 2021:

Seminário da Semana dos Museus da UFPel 2021 – O futuro dos museus: recuperar e reimaginar

O Seminário da Semana dos Museus da UFPel passou a ser organizado pela Rede de Museus da UFPel em 2017, dentro da programação da Semana Nacional de Museus coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que este ano tem como tema “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”, seguindo a indicação do Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Em 2021, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a Rede organizou o evento em ambiente virtual, com a realização de palestras sobre o tema e comunicações de trabalhos por meio de webconferências.

Para receber o certificado, será necessário participar de pelo menos 75% de todas as atividades do Seminário (palestras, mesas-redondas e apresentações). Os ouvintes deverão se registrar durante o evento, seguindo as orientações dos mediadores das salas.

Data: De 18 a 21 de maio
Local: Sala de Webconferência

Veja o cronograma das apresentações de trabalhos aqui.

Programação do Seminário:

18 de maio 2021 – Terça-feira

16h – Cerimônia de Abertura

16h30 – Palestra de Abertura “O Futuro do Museus: recuperar e reimaginar”

Com Profa. Dra. Marcele Pereira – Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

19 de maio 2021 – Quarta-feira

9h às 12h – Comunicações de trabalhos

17h – Mesa-Redonda “Museus e Ciência durante à Pandemia”

Com Catherine Lapolli (UFPel) e Prof. Dr. Daniel Maurício Viana de Souza (UFPel)

20 de maio 2021 – Quinta-feira

9h às 12h – Comunicações de trabalhos

17h – Mesa-Redonda “Os Museus Universitários e seus desafios”

Com Profa. Letícia Julião (UFMG) e Maria Cristina Oliveira (MAE/USP)

21 de maio 2021 – Sexta-feira

9h às 12h – Comunicações de trabalhos

16h – Mesa-Redonda “Acervos de Ciências Naturais e Divulgação Científica”

Herbário Virtual: ferramenta para auxiliar no conhecimento da biodiversidade – Profa. Dra. Caroline Scherer (UFPel)

O mundo dos insetos! Unindo a pesquisa e a extensão universitária através da divulgação científica – Prof. Dr. Cristiano Agra Iserhard (UFPel)

17h – Palestra “O Acervo do Choro na Roda: Processos de estruturação da memória do choro, seus músicos e público em Pelotas e região”

Com Prof. Dr. Rafael Velloso (UFPel) e Prof. Dr. Raul Costa D’Avila (UFPel)

Sessão inaugural do Podcast “MusealizAÇÃO”, do MUARAN

Antes da Pandemia, o Museu Arqueológico e Antropológico da UFPel (MUARAN/UFPel) promovia oficinas em escolas, mantinha parcerias estratégicas, e realizava exposições de curta duração em praças e outros espaços públicos. O MUARAN é um museu que vai até as pessoas, ao invés de esperar que as pessoas venham até ele; substituindo o convencional discurso museal por um diálogo museológico, uma maneira preservacionista e crítica de olhar para as relações entre pessoas e coisas, entre os agentes e seus ambientes.

Com a necessidade de manter o isolamento social, na edição deste ano da Semana dos Museus, o MUARAN vai se valer da parceria com o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som da UFPel (LEPPAIS/UFPel) para lançar a primeira edição do Podcast MusealizAÇÃO, uma tentativa inovadora de transformar em áudio o contato com as áreas de Arqueologia, Antropologia, Museologia e Conservação Arqueológica para além do mundo universitário.

Data: A partir de 17 de maio
Local: Site e Facebook do MUARAN

Museu Diário do Isolamento (MUDI) – Exposição “(RE) EXISTÊNCIA: Os vários lugares da Mulher na Pandemia”

Exposição de curta duração “(RE)EXISTÊNCIA: Os vários lugares da Mulher na Pandemia”. A exposição dialoga com diferentes vozes de mulheres artistas e cientistas que contam suas histórias, rotinas e desafios durante esse período de isolamento. A escuta dessas diferentes vozes femininas busca discutir sobre a forma como a pandemia tem impactado seu dia a dia, seus planos, projetos e perspectivas.

Datas:
Primeiro módulo “As mulheres na ciência”: já disponível
Abertura do segundo módulo “As mulheres nas artes”: 19 maio
Local: Site do MuDI

HISALES na Semana dos Museus – “15 anos de Hisales: atividades comemorativas”

Na Semana dos Museus da UFPel, o Centro de Memória e Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – Hisales (FaE/UFPel) vai celebrar seus 15 anos. Serão realizadas as seguintes atividades:

Lançamento do selo comemorativo dos 15 anos do Hisales
Quando: 17 de maio, às 16h30min
Local: Facebook e Instagram do Hisales

Exposição virtual de fotografias do Hisales
Quando: A partir de 18 de maio
Local: Facebook e Instagram do Hisales

Campanha “Hisales tá on”
Quando: Já iniciada
Local: Facebook e Instagram do Hisales

Lançamento do jogo de memória virtual “Borboletas do Museu Carlos Ritter”

O jogo de memória virtual é uma ação de divulgação científica voltada ao público infantil das redes sociais do Museu. É uma atividade relacionada à palestra “O mundo dos insetos! Unindo a pesquisa e a extensão universitária através da divulgação científica”. Visa aproximar o público da coleção de insetos do Museu, sobretudo as coleções de borboletas, bem como dos trabalhos de pesquisa e de extensão associados ao Museu.

Data: 22 de maio, às 18h
Local: Facebook do Museu

Museu do Doce na Semana dos Museus – Registro, memória e patrimônio imaterial a partir do INRC das Tradições Doceiras da região de Pelotas e antiga Pelotas

O Museu do Doce da UFPel realizará uma série de publicações temáticas sobre o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) sobre as Tradições Doceiras de Pelotas e antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu), atividade intitulada “Registro, memória e patrimônio imaterial a partir do INRC das Tradições Doceiras de Pelotas e antiga Pelotas”.

Tal ação busca divulgar e valorizar o INRC das Tradições Doceiras de Pelotas e região, documento produzido para o registro dessas tradições como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O referido dossiê foi produzido por uma equipe de pesquisadores da UFPel que em trabalho de campo pode ter contato e registrar um expressivo conjunto de relatos, informações, imagens, locais, e outros aspectos importantes que como seu resultado produziu a representação que subsidiou o ato legal do reconhecimento.

Esse importante documento não tem a sua vida útil finalizada. Ele continua, e continuará sendo o alicerce de ações que envolvam a salvaguarda das tradições doceiras de Pelotas, dentre elas a atuação do Museu do Doce ao longo de sua história institucional: desde suas ações físicas na sede do museu, até sua inserção em canais digitais, sempre tendo como destino final seu público e a necessária ativação da memória dessas tradições.

Data: De 17 a 23 de maio, às 19h
Local: Site e perfis do Museu do Doce nas redes sociais: Facebook e Instagram

Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) – “Museus para pensar o Futuro”

O MALG, em parceria com o SESC Pelotas, Rede de Museus e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/CA/UFPel), realizará uma série de projeções de imagens em seu jardim. A ação é intitulada “Museus para pensar o Futuro”. O MALG fica na Praça 7 de Julho, 180.

EXPOSIÇÃO – “Museus para pensar o Futuro”: Exibição de vídeos produzidos pelo Mestrado em Artes Visuais (CA/UFPel)
Data: 17 de maio, das 19h às 20h
Local: Jardim do MALG

EXPOSIÇÃO – “Museus para pensar o Futuro”: Exibição da exposição virtual “Minha Máscara”, realizada pela Rede de Museus UFPel em 2020, com imagens dos acervos da Universidade estampadas em moldes de máscaras
Data: 18 de maio, das 19h às 20h
Local: Jardim do MALG

EXPOSIÇÃO – “Museus para pensar o Futuro”: Exibição de imagens da exposição “O Eu: entre o autorretrato e a selfie”
Data: 19 de maio, das 19h às 20h
Local: Jardim do MALG

Museu das Telecomunicações – “Vozes femininas na CTMR”

Exposição virtual explorando a temática da presença feminina na antiga Companhia Telefônica de Pelotas – Companhia Telephonica Melhoramento e Resistência.

Data: A partir de 18 de maio
Local: Site do Museu das Telecomunicações

Museu das Coisas Banais – “Uma coleção feita de afetos e distâncias: memória do refúgio e da migração em objetos”

Roda de conversa e abertura da exposição virtual “Uma coleção feita de afetos e distâncias: memória do refúgio e da migração em objetos”, que conta com a curadoria de Mônica Peralli Broti e reúne objetos e fatos significativos das histórias de vida de quem migra e de quem acolhe.

Data: 21 de maio, às 19h
Local: Roda de Conversa e abertura – Sala de Webconferência
Exposição – Site do Museu das Coisas Banais

Museu Afro-Brasil-Sul (MABSul) – WEBINAR: O AMANHÃ NÃO EXISTE AINDA

Mesa-Redonda – Museu Virtual: Rompendo limites, alcançando horizontes
Data: 19 de maio, às 19h
Inscrições: neste link

Mesa-Redonda – Conexão: O passado é o novo futuro – Narrativas do passado, perspectivas do futuro
Data: 20 de maio, às 19h
Inscrições: neste link