Boletim Meteorológico aponta semana sem chuva, com queda das temperaturas e nevoeiro

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais semanais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. A análise lançada nesta terça-feira (27) indica que a semana não terá chuva, mas contará com queda das temperaturas e nevoeiro.

De acordo com o boletim, a última semana de abril será a mais fria do ano até o momento. Com mínimas entre 5
e 8˚C e máximas próximas de 20˚C, haverá grande amplitude térmica, ou seja, grande variação da temperatura entre a noite/amanhecer e as tardes.

Em áreas mais frias da Serra e da Campanha, as mínimas poderão ficar abaixo de 5˚C. Não há previsão de chuva para o estado durante a semana.

O boletim atenta para nevoeiros pela madrugada e nas primeiras horas da manhã. Devido a queda da temperatura durante a noite, a umidade se forma em áreas de baixadas e sobre corpos d’água diminuindo a visibilidade entre a madrugada e o amanhecer, desfazendo-se nas primeiras horas de sol.

Previsões e análises

O boletim tem, ainda, a tendência para o início de maio que começa com a entrada de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul provocando chuvas irregulares de baixa intensidade em geral, com alguns volumes maiores de
forma pontual. Com a entrada da frente fria, o ar frio do Uruguai invade o estado causando um resfriamento significativo com vento minuano soprando de sul.

A previsão climática para o trimestre março-abril-maio é de chuvas entre abaixo e na média nos próximos meses. O mês de abril já está com baixos volumes de chuva e, em muitas regiões, ainda não choveu no mês. Na estação do
Campus Capão do Leão/Embrapa o acumulado de abril foi de 29,6 mm (Figura 1), enquanto que a média é de 123 mm. As projeções climáticas indicam para os meses de abril e maio um volume de chuvas abaixo da média e com períodos secos relativamente longos.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMET, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.