Início do conteúdo

Nesta quinta (15) é o Dia Nacional da Conservação do Solo

Nesta quinta-feira, 15 de abril, é o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme a Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989. “Mas qual a razão de nós brasileiros reservarmos um dia do ano para lembrar do solo? Porque o solo é essencial para a produção mundial de alimentos, bem como fibras, substâncias bioativas e energia; filtrar e armazenar a água, regulação de fluxos e nutrientes, principal meio para descarte de resíduos e para o ciclo de carbono, sendo relevante a sua conservação para mitigar e enfrentar as mudanças climáticas globais”, observa a professora Maria Cândida Nunes, do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da UFPel.

Nos estados da Região Sul, o abandono de práticas conservacionistas complementares, como cultivo em nível e o terraceamento, mesmo em áreas sob semeadura direta (plantio direto), têm sido apontados pelos setores de pesquisa e extensão rural como as principais causas da degradação dessas áreas, aponta a docente.

Para ela, o controle da erosão hídrica pode ser de grande interesse para a produção agropecuária e para a qualidade da água na região. “São necessárias também políticas públicas que ofereçam suporte técnico e financeiro para o desenvolvimento de ações que considerem a capacidade de uso da terra, visando à implantação e/ou manutenção do sistema semeadura direta, associado a práticas conservacionistas complementares, como o cultivo em nível e o terraceamento”, diz a professora.

Maria Cândida complementa que, dessa forma, é imprescindível divulgar, conscientizar e mobilizar a população sobre a importância de conservar e/ou recuperar o solo, mediante a adoção de sistemas e práticas conservacionistas adequadas, garantindo produtividade e qualidade ambiental para a geração atual e para futuras gerações.