Boletim Meteorológico aponta muitas nuvens e chuvas esparsas

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais semanais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. A análise lançada nesta terça-feira (02) indica que a semana terá clima de início de outono (estação que começa no dia 20 de março), com muitas nuvens e chuvas esparsas.

De acordo com o boletim, a semana terá temperaturas amenas à noite e madrugada, e tardes quentes e abafadas, embora com máximas abaixo de 30˚C. Devido ao vento úmido vindo do Oceano Atlântico, o tempo permanece parcialmente encoberto com chuvas ocasionais até a quinta-feira.

No norte, serra, litoral norte e divisa com SC há chance de chuvas isoladas e tempestades até quinta-feira devido à formação de sistemas convectivos nos estados de SC e PR.

No final da semana a expectativa é de tempo bom, com noites e manhãs de temperaturas amenas e tardes de calor. Como de costume, na região oeste e noroeste as temperaturas estarão mais elevadas, com máximas ultrapassando 32˚C nas tardes ensolaradas.

Previsões e análises

O boletim tem, ainda, a tendência para segunda semana de março – pouca umidade, com chuvas ocasionais no início da semana e tempo bom no decorrer do período. Não há, até o momento, indicação de sistemas meteorológicos mais intensos.

A previsão climática para o trimestre março-abril-maio é de chuvas entre abaixo e na média nos próximos meses. O mês de fevereiro teve um volume de chuva acima da média na metade sul do RS e em alguns pontos da Serra, alcançando 210 mm na estação do Campus Capão do Leão/Embrapa, enquanto a média é de 169 mm. Nas demais regiões prevaleceram chuvas abaixo da média, como indicava a previsão climática. As projeções climáticas apontam que o mês de março pode ter chuvas abaixo do normal na região sul do Brasil. Para os meses de abril e maio a previsão também é de chuvas abaixo da média, mas com períodos secos relativamente longos.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMET, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.