Boletim Meteorológico aponta tempo abafado e frente fria na noite de quarta-feira e quinta-feira

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais semanais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. A análise lançada nesta terça-feira (2) indica que o Rio Grande do Sul terá tempo abafado e frente fria na noite de quarta-feira e quinta-feira.

O tempo segue abafado e instável em todo o estado até quarta-feira quando uma nova frente fria trará chuva forte e tempestades. No litoral sul do RS, ventos intensos com rajadas de até 80 km/h podem ser registrados na quinta-feira.

Para o final de semana, o tempo fica estável com o declínio das temperaturas, com máximas abaixo de 30°C e mínimas entre 16 e 18 °C, devido a entrada de vento sul e sudoeste especialmente na região da Campanha.

Para o litoral norte, depois da passagem da frente fria, o tempo ainda permanece com muitas nuvens devido à grande quantidade de umidade, podendo ocorrer chuvas esparsas de fraca intensidade.

Previsões e análises

O boletim aponta, ainda a tendência para o início de fevereiro que indica para a segunda semana de fevereiro a diminuição das chuvas no estado com o retorno do calor intenso, com temperaturas máximas acima de 33°C.

A previsão climática para o trimestre janeiro-fevereiro-março aponta chuvas entre abaixo e na média nos próximos meses.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.