Boletim Meteorológico aponta semana de tempestades e grandes volumes de chuva no RS

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais semanais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. A análise lançada nesta segunda-feira (25) indica que o Rio Grande do Sul terá uma semana de tempestades e grandes volumes de chuva.

A última semana de janeiro será de muita chuva no estado. Atenção especial para a possibilidade de volumes muito elevados, de mais de 100mm, em algumas localidades. Será uma semana abafada e de muita umidade devido ao fluxo de calor e umidade no sentido noroeste-sudeste da região do Paraguai e região Amazônica. Há previsão de tempestades severas com rajadas de mais de 100 km/h, possibilidade de granizo e muitas descargas elétricas atmosféricas, especialmente para quarta-feira (já na madrugada) e domingo, devido a passagem de frentes frias e sistemas convectivos pré-frontais. De acordo com o CPMet, pela grande variabilidade das instabilidades típicas de verão, há necessidade de acompanhamento da previsão de curtíssimo prazo (nowcasting).

Previsões e análises

O boletim tem, ainda, a tendência para o início de fevereiro – as previsões indicam que nesse período as chuvas diminuirão no estado e as temperaturas serão mais amenas. A previsão climática para o trimestre janeiro-fevereiro-março aponta chuvas entre abaixo e na média nos próximos meses.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.