Semana começa com tempo estável mas tempestades retornam, indica Boletim Meteorológico

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. A análise lançada nesta segunda-feira (18) aponta que a semana começa com tempo estável, mas tempestades retornam no final de semana.

A penúltima semana de janeiro iniciará com sol e temperaturas amenas. Ao longo da semana o calor aumenta gradativamente alcançando valores acima de 33˚C a partir de sexta-feira em praticamente todo o estado. Um jato de baixos níveis (fluxo de vento intenso na atmosfera de baixos e médios níveis) localizado no Paraguai deve trazer calor e umidade da região norte e oeste do Brasil provocando a formação de tempestades com descargas elétricas atmosféricas, rajadas de vento e granizo no Rio Grande do Sul a partir de sábado até o início da próxima semana.

Na divisa do RS com SC há risco de chuva em praticamente toda a semana devido a formação de sistemas convectivos na região. No litoral, o vento será fraco de leste até sexta-feira e, em seguida, gira para nordeste com rajadas mais fortes ao longo do dia. Desta forma, o CPMet sugere o acompanhamento dos alertas de tempo severo para o final de semana.

Previsões e análises

O boletim tem, ainda, a tendência para o final de janeiro e previsão climática para o trimestre janeiro-fevereiro-março, que indica chuvas entre abaixo e na média nos próximos meses. Diante deste cenário, o CPMet alerta para a necessidade de cuidado com recursos hídricos, mesmo em regiões onde os últimos meses apresentaram excessos.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.