Início do conteúdo

Última semana do ano será de tempo ameno e pouca chuva

A última semana do ano será de tempo ameno e de pouca chuva, diz o boletim especial elaborado pela Faculdade de Meteorologia da UFPel, em função da Covid-19. A semana começa com calor de até 35˚C, afirmam os meteorologistas, mas entre a tarde e a noite de quarta-feira (30) uma frente fria traz um pouco de chuva e instabilidades ao Estado, mais uma vez mudando o panorama do tempo.

Conforme a previsão, a partir de quinta-feira (31) uma massa de ar seco e relativamente fria avançará sobre o Estado, diminuindo as temperaturas pela manhã. As tardes serão quentes, típicas de verão, com temperaturas próximas de 30 ˚C. Nas regiões litorâneas e praias, ainda haverá muitas nuvens e rajadas de vento, deixando o tempo ventoso.

Reveillon

A virada do ano será com temperaturas amenas, rajadas de vento e sem chuva. No litoral, devido ao vento variando entre sul e sudeste, o tempo será parcialmente nublado com possíveis chuvas fracas ocasionais e esparsas. “Atenção à baixa umidade e insolação. A partir de quinta-feira, nas regiões da campanha, oeste, norte e noroeste a umidade relativa pode chegar a níveis muito baixos, inferiores a 30% o que é bastante prejudicial à saúde. Também sugere-se cuidado especial com proteção aos raios ultravioletas”, alerta o Boletim.

Ciclone Extratropical

O final do ano será marcado pela passagem de um ciclone extratropical bastante amplo no Atlântico Sul, na costa argentina e ao sul do Uruguai. Embora os ventos de sul estejam associados ao ciclone, não há chance da passagem deste fenômeno no RS e as rajadas não serão superiores a 50 km/h.

Veja todo o boletim em https://wp.ufpel.edu.br/cppmet/boletim-especial-corona-virus/ .