Workshop lança processo de construção do projeto de gestão binacional da Lagoa Mirim que será executado pela UFPel
O projeto “Gestão binacional e integrada dos recursos hídricos na Bacia da Lagoa Mirim e Lagoas Costeiras”, que será executado pela Agência para o Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM-UFPel) e Direção Nacional de Águas (DINAGUA-Uruguai), terá Workshop de Lançamento Regional do Processo de Construção Participativa nos dias 28 e 29 de outubro.
O Workshop é uma realização da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF,) juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Regional, Agência para o desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM-UFPel) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apoiados por parceiros estratégicos.
O evento será virtual e as inscrições poderão ser feitas via “QR Code” disponível no convite ou diretamente via link: https://cutt.ly/LagunaMerin.
O projeto
Em junho de 2020, o GEF aprovou US$ 4,8 milhões para um projeto binacional entre Brasil e Uruguai que contará com a implementação da FAO.
O GEF financia ações ambientais para garantir a sustentabilidade e o projeto binacional aprovado no Brasil e Uruguai irá apoiar o fortalecimento dos setores públicos e privados na região da bacia da Lagoa Mirim, localizada na fronteira entre o estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai, para a ampliação das capacidades de gestão conjunta dos recursos hídricos.
A região da Lagoa Mirim possui um grande potencial de aquicultura e de pesca, além de ser um importante polo de produção de arroz e canal de transporte fluvial para ambos os países. Com a aplicação do recurso, as ações irão assegurar benefícios de forma equitativa na região e a promoção do desenvolvimento sustentável na região. Tais iniciativas se fundamentam no Tratado da Lagoa Mirim, marco histórico na cooperação bilateral entre Brasil e Uruguai no território da Bacia da Lagoa Mirim.