Ar polar traz frio intenso e geada ao RS e neve na Serra, indica Boletim Meteorológico

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. O material desta semana aponta a chegada, na quinta-feira, de uma massa de ar frio polar que traz frio intenso e geada ao RS e neve na Serra. Acesse aqui.

De acordo com o boletim lançado nesta terça (18), os modelos de previsão indicam formação de neve nas serras Gaúcha e Catarinense e interior do PR entre a noite de quinta e sexta-feira. O próximo final de semana será de frio intenso e temperaturas negativas em diversas cidades da região Sul do Brasil. Também está prevista geada generalizada para todo o RS.

Até quinta-feira a semana segue com noites frias e tardes agradáveis na metade sul e capital do RS. No norte as chuvas ocorrem na terça e madrugada de quarta-feira. No litoral e capital podem ocorrer chuvas intermitentes na quarta-feira devido a aproximação de uma baixa pressão no oceano Atlântico, que impulsiona o fluxo de umidade do mar para o continente. A metade sul do estado segue sem chuva significativa.

Na quinta-feira uma massa de ar frio polar invade a região sul-brasileira reduzindo a temperatura a valores extremos entre sexta-feira e sábado. Na zona sul os termômetros vão marcar próximo a zero grau na manhã de sexta e sábado.

Na capital a mínima estará próximo de 5˚C ao amanhecer. À tarde as máximas não ultrapassarão 15˚C nas áreas de capital e noroeste. Em Bagé a mínima será de -2˚C e máxima de 10˚C na sexta e no sábado. Em Cerro Largo, noroeste gaúcho, a mínima poderá ser de zero grau e máxima de 11˚C.

Nas serras Gaúcha e Catarinense e interior do PR há previsão de neve entre a noite de quinta-feira e sexta com possibilidade de ocorrência em várias cidades da região sul do Brasil.

Devido à entrada do ar frio e seco há previsão de geada generalizada nas madrugadas e manhãs de sexta e sábado do RS.

Previsões e análises
O boletim tem, além da previsão para a semana, a tendência para o final de agosto, a previsão climática para o trimestre agosto-setembro-outubro, Boletim Climático de Inverno e previsão para Inverno 2020.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.