Orçamento Participativo divulga resultados finais e projeta edital para os recursos

Letreiro instalado na entrada do Campus​Após a fase de recursos, está confirmada a área de Material didático e equipamentos para graduação, com mais de R$ 436 mil, como o item que receberá a maior parcela dos R$ 1,2 milhão destinados, dentro do Orçamento da UFPel de 2020, ao Orçamento Participativo (OP) da Universidade. Qualificação de espaços de convivência e estudo terá destinados mais de  R$ 317 mil, Sustentabilidade energética, sistemas receberá quase R$ 277 mil e Política de identidade e identificação da UFPel R$ 169 mil.

A próxima etapa do OP é a última antes de o Coplan (Conselho de Planejamento) finalizar o processo e entregar o resultado final à Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento) e à Reitoria da UFPel. Nesta fase, será lançado um edital para os projetos relativos às prioridades do OP, nos valores obtidos na consulta à comunidade, que foram correspondentes ao número de votos dados, acrescidos de um piso de dez por cento do valor total garantido a cada prioridade.

Não há uma previsão para o lançamento do edital, mas como os recursos são do Orçamento de 2020, a seleção de projetos e a aplicação do dinheiro devem ocorrer até o fim deste ano.

Saiba Mais

O OP foi o primeiro encaminhamento feito ao novo conselho superior da UFPel, o Coplan, criado em agosto de 2018.  Nesta demanda, a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento pede ao Coplan que promova o OP de forma participativa, considerando um valor de R$ 1,2 milhão, a ser aplicado em prioridades definidas pela Comunidade Acadêmica da UFPel.

O Comitê Articulador do Coplan, então, definiu uma metodologia multi-escalar para o OP, a fim de garantir não apenas uma grande quantidade de participantes, mas também uma maior qualidade de participação. O OP se desenvolve em quatro etapas.

Na primeira fase, o Comitê Articulador do Coplan, eleito pela comunidade acadêmica em abril e 2019, definiu o método de consulta e os temas a serem contemplados no OP, que são os mesmos do PDI-UFPel:  – Gestão Acadêmica;   – Assistência Estudantil;  – Infraestrutura;  – Gestão Institucional; e  – Gestão de Pessoas (não houve grupo sobre esse tema por falta de interessados).

Em seguida, foram convocados Grupos Temáticos para debater cada um dos temas do OP e definir prioridades. Qualquer pessoa vinculada à UFPel podia fazer parte desses Grupos e até três pessoas de fora da UFPel também podiam ser convidadas a participar. Há duas maneiras de um membros da comunidade universitária vir a participar de um GT do Coplan, por autodeclaração de interesse ou por sorteio.

Dentre as prioridades de investimento definidas pelos GTs, em novembro de 2019, o Comitê Articulador identificou aquelas que eram as principais em cada tema, Material didático e equipamentos para ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação; Qualificação e/ou criação de espaços de convivência, permanência e estudo; Sustentabilidade energética: sistemas para economia de recursos; e Política de identidade e identificação da UFPel.

A terceira etapa foi a Consulta Universal à comunidade universitária por meio do sistema eletrônico Helios Voting. Cada estudante, professor e técnico da UFPel recebeu a cédula de votação em seu e-mail principal, cadastrado no Cobalto.

Mesmo realizada durante a suspensão de atividades presenciais, em março de 2020, a votação do OP teve grande adesão, contou com 2.203 votantes, o que equivale a 10,4 por cento do total. O investimento em Material didático para cursos de graduação foi eleito a maior prioridade do OP-UFPel, com 1.725 votos; a qualificação de espaços de convivência e estudo foi escolhida a segunda maior prioridade, com 1.077 votos; seguida por investimentos em Sustentabilidade energética e identificação visual, respectivamente com 855 e 267 votos cada.

A quarta etapa será a desenvolvida daqui por diante.