Pós-Graduação terá Semana Inaugural e Seminário de Avaliação

A Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel realizará a Semana Inaugural da Pós-Graduação da Universidade e o Seminário de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel, de 10 a 13 de março. A palestra que ocorreria no dia 9 foi transferida e será remarcada para nova data em 2020.

Além de marcar o início do ano da Pós-Graduação, o evento faz parte das ações institucionais de autoavaliação da pós-graduação e busca propiciar o aprofundamento no processo de autoavaliação pelo qual os programas da Universidade passarão nos próximos anos, decorrência da mudança nos parâmetros de avaliação da Capes.

De acordo com o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Rafael Vetromille-Castro, é importante a participação da comunidade acadêmica tendo em vista que no novo processo os programas devem construir um planejamento estratégico para a avaliação com protagonismo dos docentes e discentes. “A produção dos estudantes e o impacto das dissertações e teses para a sociedade têm o papel central na avaliação e autoavaliação dos programas. Além disso, é importante a participação efetiva dos docentes no desenho do planejamento estratégico e na identificação das vocações do programa”, disse.

As atividades conjuntas compreendem duas palestras e uma oficina, conforme programação abaixo:

10 de março, das 14h às 16h – Palestra: “O processo de autoavaliação da pós-graduação: implicações para a avaliação quadrienal multidimensional” – Profa. Dra. Sonia Báo (DAV/CAPES).

Sonia Báo

Diretora de Avaliação da CAPES e Membro do Conselho Superior do órgão, possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Realizou pós-doutorado junto a Università degli Studi di Siena, UNISI, Itália (1994). Atualmente, é Professora Titular da Universidade de Brasília e bolsista produtividade em pesquisa (PQ 1A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

12 de março, das 14h às 16h – Palestra: “Comunicação científica: divulgando resultados de pesquisa para além dos periódicos” – Profa. Dra. Sabine Righetti (LABJOR/UNICAMP).

13 de março, das 8h30 às 12h – Oficina: “Comunicando ciência para a sociedade” – Profa. Dra. Sabine Righetti (LABJOR/UNICAMP).

Sabine Righetti

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é coordenadora e membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Ranking, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS). É organizadora e coordenadora acadêmica do Ranking Universitário da Folha (RUF). Tem experiência no trabalho de pesquisa, consultoria e desenvolvimento de indicadores e de avaliações básicas, ensino superior, inovação, produção científica e percepção pública da ciência e da tecnologia.

As palestras de 10 e 12 de março ocorrerão no Auditório Wilson de Oliveira (FAEM) e são voltadas para docentes e discentes dos Programas. A oficina do dia 13 de março terá o local confirmado nos próximos dias e é restrita a profissionais da Coordenação de Comunicação da Universidade, coordenadores e secretários de PPG.

Transferida
Por um imprevisto de ordem pessoal, a atividade de 9 de março, a palestra “Autoavaliação: sua relevância no contexto da avaliação da CAPES” com o professor Robert Evan Verhine (UFBA) – está cancelada. Sua palestra será remarcada para nova data em 2020.