Hospital Escola em preparação para reconhecimento através dos Selos Ebserh de Qualidade

EquipeCom intuito de implantar o Programa Ebserh de Gestão da Qualidade no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), ocorreu durante o mês de dezembro o primeiro Curso de Avaliadores Internos da Qualidade, que objetivou capacitar os membros da Comissão Interna de Avaliadores para auditoria dos requisitos de qualidade, conforme disposto no Manual de Diretrizes e Requisitos do Selo Ebserh de Qualidade. Essa Comissão foi nomeada pela Portaria-SEI nº 268, de 9 de dezembro de 2019 e é composta por trabalhadores da Instituição, incluindo representantes das gerências de ensino e pesquisa, atenção à saúde e administrativa.

A avaliação interna no Hospital Escola será realizada no período de 20 a 31 de janeiro de 2020. Neste período, os avaliadores visitarão todas as unidades, setores, divisões e gerências da Instituição, averiguando o cumprimento de todos os requisitos de qualidade conforme dispostos no Manual de Avaliação. Após, será realizado relatório de avaliação e enviado à sede da Ebserh em 18 de fevereiro de 2020. As unidades que atingirem 80% ou mais do cumprimento dos requisitos de qualidade serão contempladas por Selos Internos da Qualidade, com intuito de reconhecimento do trabalho realizado pelas equipes.

O Programa e o Selo
O Programa Ebserh de Gestão da Qualidade e o Selo Ebserh de Qualidade (SEQuali) foram criados com o objetivo de promover a gestão da qualidade, a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde no âmbito dos Hospitais Universitários Federais (HUF) que compõem a rede Ebserh. Consiste em um sistema próprio de avaliação periódica, que tem como objetivo promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira pelos hospitais da rede Ebserh. O Selo Ebserh de Qualidade visa reconhecer formalmente hospitais que realizam atividades de ensino que atingirem os padrões estabelecidos no sistema de avaliação.

O Programa e o Selo Ebserh de Qualidade são norteados pelo Manual de Diretrizes e Requisitos do Selo Ebserh de Qualidade, que contém requisitos fundamentais para a prestação do cuidado e ao ensino em um ambiente hospitalar, considerando leis, regulamentos, normas, evidências científicas e boas práticas vigentes. Os requisitos abordam os processos gerenciais, processos de apoio, além dos processos finalísticos, esses focados em assistência e ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde. O manual foi construído para ser utilizado em atividades de autoavaliação e orientar a avaliação externa.

Publicado em 26/12/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, Gestão, governança, HE, Hospital, Hospital Escola, Qualidade, saúde, Selo.