Trabalho desenvolvido em Pinheiro Machado por alunos da Meteorologia recebe reconhecimento

No dia 07 de dezembro o jornal “Tribuna do Pampa” realizou o evento Melhores do Ano de 2019, que escolhe pessoas, entidades, empresas ou iniciativas que fizeram diferença durante o ano. Entre as duas homenagens especiais para iniciativas pioneiras e de extrema relevância para o desenvolvimento da região está o trabalho de monitoramento do tempo em Pinheiro Machado, desenvolvido por estudantes da UFPel.

O grupo de alunos do Curso de Meteorologia da UFPel composto por Fernando Rafael Batista Ribeiro Junior, Luiz Gabriel Cassol Machado e Diulio Patrick Pereira Machado, e pelo ex-aluno Allef Patrick de Matos, foi homenageado, sobretudo, por colocar a cidade em destaque na imprensa nacional devido às baixas temperaturas no inverno passado.

Os estudantes monitoram duas estações meteorológicas instaladas no interior do município. Além dos registros no próprio Tribuna do Pampa, o trabalho dos estudantes foi mostrado no Estadão, Gaúcha ZH, RBS TV, G1 e Jornal Nacional. Além de dar visibilidade à cidade, o trabalho realizado em Pinheiro Machado dá visibilidade à educação pública de qualidade realizada na UFPel como importante meio de desenvolvimento para a região.

A atividade de extensão se encontra no terceiro ano de interação com a comunidade da Campanha Gaúcha. Os alunos Fernando e Luiz Gabriel são integrantes do Grupo PET-Meteorologia. O monitoramento é realizado por meio de estações meteorológicas automáticas custeadas pelos próprios alunos.

Publicado em 09/12/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Meteorologia, Homenagem, Meteorologia, PET Meteorologia.