Exposição sobre a rebelião de Stonewall tem abertura oficial

No dia 22 de novembro, na sala Frederico Trebbi, da Prefeitura Municipal de Pelotas, em uma parceria do NUGEN UFPel, UFRGS – FABICO, Instituto de Ciências Humanas – ICH da UFPel, Grupo NUANCES da cidade de Porto Alegre e Grupo TAMBÉM de Pelotas, ocorreu a abertura da exposição 50 anos de STONEWALL: ao NUANCES & TAMBÉM. A abertura da exposição, foi realizada pelo técnico administrativo Rodrigo Silva da Silva, o qual atua no NUGEN. Rodrigo salientou que mesmo em um cenário político e econômico  onde há escassez de recursos para o ensino, pesquisa, extensão, bem como, para a arte e cultura em geral, a Universidade não está alheia as demandas das populações LGBTI da UFPel: servidores (as), terceirizados (as) e discentes.

A exposição fica até o dia 13 de dezembro, no Hall da Prefeitura Municipal de Pelotas, no horário das 13h às 18h e integra a Semana da Diversidade de Pelotas.

Entenda: a Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações violentas e reativas de membros da comunidade LGBTI contra uma invasão policial que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Nova York nos Estados Unidos. Esses motins são considerados até hoje como o evento mais importante e que levou ao movimento moderno de libertação gay bem como a luta pelos direitos LGBTI no país e no mundo.