Semana Acadêmica debate Filosofia, Educação e Democracia

De segunda (4) a sexta-feira (8), ocorre a segunda edição da Semana Acadêmica Integrada da Filosofia (SAIF), que visa dar continuidade à integração e interlocução das diferentes modalidades de curso oferecidas pelo Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP), bem como pelo Departamento de Filosofia (DEPFIL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A segunda edição da Semana Acadêmica Integrada da Filosofia da UFPel tem como temática “Filosofia, Educação e Democracia”. Este tema visa a oportunizar o debate que vem sendo realizado em torno do ensino de Filosofia nas escolas, bem como, situar o ensino de Filosofia nas universidades, a partir das novas propostas de modificação do Ensino Superior Público.

Afinal, para que serve a Filosofia na Escola? Qual a importância da presença de cursos de Filosofia em Universidades Públicas? Como a Filosofia pode (se é que pode) auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade democrática? Por que a educação é um tema relevante quando falamos em democracia? Estas questões estarão em debate na Semana.

Neste ano, o evento busca ampliar a participação de estudantes, com sessões de comunicações e também por meio de oficinas e minicursos.

Informações sobre inscrições, programação e demais atividades estão divulgadas no site do evento: wp.ufpel.edu.br/saif.