Revista francesa destaca trabalho da UFPel em Cuidados Paliativos

A professora da Faculdade de Enfermagem da UFPel Franciele Roberta Cordeiro concedeu uma entrevista para a revista francesa  “L’Infirmière Libérale Magazine”, que foi publicada na edição de outubro. A docente abordou temas como a sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão na Universidade Federal de Pelotas.

Durante a entrevista, a professora apresentou como desenvolve suas atividades na Universidade, explicando como os cuidados paliativos estão inseridos na formação dos estudantes brasileiros, especialmente de Enfermagem e de Medicina, além de evidenciar como estão organizados os cuidados paliativos no Sistema de Saúde e a participação das famílias nesse cenário.

Os estudantes da Universidade fizeram parte da entrevista através de uma foto com alunos do curso de graduação em Enfermagem em aula prática no Hospital Escola da UFPel/EBSERH. O modo como se estrutura o ensino de enfermagem no Brasil também foi esclarecido.

“Esse espaço na mídia internacional mostra como a UFPel tem sido pioneira na abordagem e na pesquisa em cuidados paliativos. Esse pioneirismo tem visibilidade, inclusive, fora do país, já que o interesse na entrevista se deu após a participação da Instituição no 25° Congresso da Sociedade Francesa de Acompanhamento e Cuidados Paliativos, ocorrido em junho de 2019”, disse a docente.

Link para entrevista no site da revista: https://www.espaceinfirmier.fr/presse/l-infirmiere-liberale-magazine/article/n-362/pionniere-de-la-fin-de-vie-ILM36206401.html .