Duo Arsis retorna à Pelotas e apresenta recital em comemoração aos 101 anos do Conservatório

Uma iniciativa dos músicos Patrick Menuzzi e Mayara Araújo, que objetiva apresentar repertórios solo e de duo para a formação de flauta e piano. “Arsis” é o impulso, o movimento. Sua acepção vem dos princípios naturais de tensão e repouso. Em oposição à Thesis, Arsis é propulsão, a continuidade do discurso musical.

Atuante desde 2016 na cidade de Pelotas-RS, o duo realizou recitais contendo, em seu repertório, obras de Guarnieri, Martinu, Schubert, Prokofiev, Schumann, Franck. Os integrantes do duo Arsis são alunos de mestrado em Práticas Interpretativas na UFRGS residindo, atualmente, em Porto Alegre-RS.

A estreia da temporada 2019 do duo Arsis aconteceu na cidade de Bagé, dias 05  e 06 de setembro. Nos meses de setembro e outubro o duo segue em turnê com a temporada 2019 pelas cidades de Pelotas, Santa Maria, Dom Pedrito e Porto Alegre.

O recital de flauta e piano, que acontecerá no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música de Pelotas às 20h, apresenta obras de C.P.E Bach,  W. Offermans, H. Duttileux e F. Poulenc. No dia 19 de setembro, no mesmo local, o integrante do duo Patrick Menuzzi realiza recital de piano solo com obras de J.S. Bach, L.V. Beethoven e J. Brahms

O programa faz parte das comemorações de 101 anos do Conservatório de Música e integra as atividades artístico-pedagógicas de comemoração dos 30 anos de docência do Prof. Raul Costa d’Avila na UFPel.

Sobre os intérpretes:

Mayara Araújo: Mayara Araújo – Natural de São Paulo, iniciou os estudos de flauta em 2011 na Banda Sinfônica Municipal de Arujá onde, a partir do ano de 2012, tornou-se chefe de naipe e primeira flauta. Integrou a Banda Sinfônica Municipal de Itapevi em 2012, a Orquestra Sinfônica Juvenil da EMESP em 2013 e passou a ter aulas de flauta no Projeto Guri, com Danilo Crispim Ferreira e na Escola Municipal de Música de São Paulo, com José Ananias também no ano de 2013. Ainda em 2013, foi solista do “Flashmob na Pinacoteca” com a obra “Bolero” do compositor Maurice Ravel, projeto executado por uma parceria entre o Conservatório de Paris, EMESP e Guri Santa Marcelina.

Iniciou os estudos no Bacharelado em Música – Flauta Transversal na UFPel sob orientação do flautista Prof. Dr. Raul Costa d’Avila. Durante a graduação, participou ativamente do projeto “Tertúlias Musicais” e “Saraus”, sob coordenação do Professor Doutor Marcelo Macedo Cazarré.

Durante sua vivência musical, Mayara Araújo participou de diversos Master Classes e Seminários com flautistas nacionais e internacionais, podendo citar Vincent Lucas e Anna Besson (França), Adriana Ferreira (Portugal), Christine Beard e James Hall (EUA) e os brasileiros Juliana Rodrigues, Rogério Wolf, Hélcio de Latorre, Fernando Pacífico, Claudia Nascimento, Claudia Schneider, dentre outros.

Atualmente, é aluna de Mestrado em Práticas Interpretativas, flauta transversal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação artística do Prof. Dr. Leonardo Winter.

Patrick Menuzzi: Iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade, informalmente. Em 2002, entra no Conservatório Carlos Gomes, sob a orientação da professora Andreia Carvalho de Moraes. No ano de 2007, passa a estudar com a professora Maria Veiga Miranda na Escola Nossa Senhora do Horto, apresentando-se pela primeira vez em recital solo.

A partir do ano de 2009, na cidade de Pelotas, foi aluno de Washington Rodrigues e do Prof. Dr. Marcelo Macedo Cazarré – com quem continuaria seus estudos ao ingressar no Bacharelado em Música. No Ano de 2013, já na UFPel, recebeu orientação dos professores Marcelo Cazarré, Joana Cunha de Holanda e Lúcia Cervini.

Graduou-se sob a orientação artística e científica de Luiz Guilherme Goldberg. Participou de Master Classes com pianistas brasileiros e internacionais, podendo citar os professores Olinda Allessandrini, André Loss, Ney Fialkow, Catarina Domenici, e o pianista Italiano Paolo di Gaudi. Foi bolsista de extensão, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Cazarré, na “Oficina de Piano e teclado” durante os anos de 2014 e 2015 e do projeto de extensão “Ópera na Escola”, coordenado pela Prof. Magali Richter. Desde 2013, também tem trabalhado como pianista colaborador nas classes de canto em Pelotas, e na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos em Rio Grande.

Atualmente, é aluno de Mestrado em Práticas Interpretativas, piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação artística do Prof. Dr. Ney Fialkow.

Publicado em 09/09/2019, na categoria Notícias.