Homenagens marcam a cerimônia dos 50 anos da UFPel
Em cerimônia no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a comunidade acadêmica comemorou os cinquenta anos da UFPel com homenagens a cinquenta personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade, fazendo a diferença ao desempenhar suas atividades. Foram outorgados os títulos eméritos a professores e técnico-administrativos e um título de mérito universitário.
O ato teve início com a fala do presidente da Comissão dos 50 anos da UFPel, Thiago Bergmann Araújo, que destacou a importância da Universidade na vida das pessoas. “A Universidade é reconhecida internacionalmente e impacta diretamente a vida de milhões de pessoas, mesmo que elas não saibam disso”, afirmou.
Em sua manifestação, o vice-reitor Luís Amaral destacou o caráter de reconhecimento do trabalho realizado por pessoas que fizeram e fazem parte da Universidade. “A Universidade é reconhecida no Brasil e no exterior pelo desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão de excelência e o mérito é da nossa comunidade acadêmica”, apontou.
Em clima de festa, os homenageados da noite foram chamados um a um ao palco para receberem os certificados e os troféus confeccionados pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Foram 21 docentes que receberam o título de Professor Emérito, 28 servidores técnico-administrativos que receberam o título de Técnico-Administrativos Emérito e uma ex-funcionária que recebeu o título de Mérito Universitário.
Após as homenagens, o reitor Pedro Curi Hallal fez uso da palavra para referenciar a parceria com outras importantes instituições que estiveram representadas na cerimônia, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, a Universidade Católica de Pelotas e as Prefeituras de Pelotas e Capão do Leão. “Com a emancipação do município de Capão do Leão em 1982, a UFPel passou a ter duas casas, é um orgulho para Universidade ter estas parcerias”, salientou.
Na sequência, o reitor agradeceu e saudou os homenageados da noite, estendendo o reconhecimento a todos os servidores que de alguma forma se dedicaram às tarefas administrativas e acadêmicas, contribuindo para a qualidade das atividades universitárias. “As homenagens entregues dizem muito sobre as trajetórias de vida destas pessoas, elas foram escolhidas pelos próprios colegas”, explicou.
O Coral da UFPel regido pela professora Salatiele da Rosa Gomes encerrou o ato solene com a apresentação de três canções. O Coral iniciou as suas atividades em 1973, sob a regência do maestro Romeu Tagnin e é a ação de extensão mais antiga da UFPel, com mais de 40 anos ininterruptos de atividade.
Na sequência, ocorreu um coquetel assinado por acadêmicos e professores do curso de Gastronomia. O cardápio foi elaborado de forma a contemplar diversos produtos típicos da culinária da região Sul do Estado e a participação ocorreu por adesão.
Veja quem foram os servidores homenageados.
Saiba sobre a Sessão Solene que ocorreu na Câmara de Vereadores.