The Lancet entrevista pesquisadores da UFPel sobre desigualdades étnicas em saúde materno-infantil
Um estudo inédito liderado pelo Centro Internacional de Equidade em Saúde da Universidade Federal de Pelotas (ICEH) avaliou como o acesso a serviços de saúde reprodutiva, materna e infantil varia entre grupos étnicos em 16 países da América Latina e Caribe. Ao todo, o trabalho conta com a colaboração de 29 pesquisadores de 18 nacionalidades latino-americanas.
Os resultados, publicados em artigo da edição de agosto da revista The Lancet Global Health, foram tema de discussão em podcast produzido pela equipe editorial do periódico científico.
Três autores do estudo participaram do programa para discutir as desigualdades étnicas em saúde materno-infantil. A autora principal e pós-doutoranda do ICEH, Marilia Arndt Mesenburg, concedeu a entrevista em português, o coordenador do ICEH, Aluisio J. D. Barros, a entrevista em inglês, e a especialista em saúde materno-infantil, Maria Clara Restrepo-Mendez, a entrevista em espanhol. As entrevistas podem ser acessadas neste link.
O artigo, intitulado Ethnic group inequalities in coverage with reproductive, maternal and child health interventions: cross-sectional analyses of national surveys in 16 Latin American and Caribbean countries, é resultado de cooperação internacional de pequisa financiada pela iniciativa Countdown to 2030.