UFPel realiza primeiros registros de Libras em site mundial de pesquisa
Os primeiros registros da Libras realizados na UFPel, no âmbito do Projeto de Pesquisa Spread the Sign – internacionalização da Libras, já estão disponíveis no site https://www.spreadthesign.com/. Este site congrega registros de diferentes línguas de sinais de todo o mundo, cujas pesquisas se vinculam ao European Sign Language Center. O Spread the Sign é uma ferramenta online de tradução de palavras escritas para várias línguas de sinais.
No Brasil, o projeto é desenvolvido atualmente sob responsabilidade dos pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (Gipes), envolvendo especificamente a UFRGS, a UFPel e a UFF.
Na UFPel, o projeto começou a ser desenvolvido em abril de 2017, envolvendo os professores da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Educação (PPGL e PPGE), servidores técnico-administrativos vinculados à Seção de Tradutores e Intérpretes de Libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, bem como alunos do Curso de Bacharelado em Letras – Tradução Inglês/Português e do curso de bacharelado em Cinema de Animação. O projeto tem recebido apoio dos servidores do Laboratório Audiovisual do curso de Jornalismo para a realização das filmagens. A pesquisa envolve um processo complexo de tradução que inicia na Língua Inglesa, passa pela Língua Portuguesa e termina na Língua Brasileira de Sinais.
Na imagem, aparece a professora de Libras Aline Kaster fazendo o sinal da Libras correspondente à palavra intervalo (relacionado ao contexto educacional).