Estudantes de Veterinária usam o Facebook para a discussão de casos clínicos
Estudantes de Veterinária estão discutindo, no Facebook, casos clínicos que chegam para atendimento no hospital e em clínicas da Faculdade da UFPel. Os debates ocorrem na página do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (Nupeec) e são abertos também a profissionais da área. O projeto de ensino é dedicado a casos clínicos envolvendo ruminantes.
O primeiro caso foi colocado no dia 24 de julho e já estão postadas as primeiras discussões, relativas aos procedimentos mais adequados ao quadro apresentado pelo animal.
O projeto visa desenvolver, em uma página on-line, a resolução interativa de casos clínicos. São fornecidas informações de histórico e anamnese, dados clínicos, vídeos com técnicas e procedimentos realizados e exames complementares, obtidos em atendimento.
A ideia é estimular o raciocínio, facilitar o aprendizado e agilizar o fluxo de informações de determinados casos, fixando o conteúdo e melhorando a formação acadêmica, através da interação entre estudantes e profissionais.
O objetivo é proporcionar aos estudantes o acesso a casos clínicos que ocorreram na rotina do Hospital da Faculdade de Veterinária da UFPel na clínica de ruminantes e, ao mesmo tempo, permitir o estudo, a pesquisa e a opinião sobre conduta clínica, procedimentos e técnicas, exames complementares, diagnósticos, tratamentos e controle de doenças que acometem estes animais.
O projeto chamado Clinica de Ruminantes no Facebook é coordenado pelo professor Eduardo Schimitt e ao seu final será criado um questionário on-line, disponível no Facebook, para que os alunos e profissionais opinem sobre o trabalho.
A princípio, a atividade deverá ter a duração de um ano, de julho de 2017 a julho de 2018.
Confira em https://www.facebook.com/nupeec/ .