Projeto de musicalização realiza aula inaugural para professores municipais de Educação Infantil
Nesta terça-feira (30) foi dada a largada para mais um ano do projeto Formação Continuada em Educação Musical (FOCEM), uma iniciativa existente há dez anos no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Os encontros ocorrem nas tardes de terça-feira, tendo como objetivo qualificar o processo de educação musical existente nas escolas infantis da rede municipal através de atividades aplicadas semanalmente às professoras regentes.
Cerca de 50 educadoras participam da iniciativa em 2017 e serão elas as responsáveis por compartilhar os conhecimentos em suas escolas. Por meio deste trabalho, mais de 1,5 mil alunos serão beneficiados com o ensino de educação musical em sala de aula.
O FOCEM, anteriormente chamado “Oficina de Repertório Musical para Professores não Especialistas em Música (ORMP)”, é coordenado pelo professor da UFPel Vitor Manzke e conta com o auxílio de nove monitores, alunos do curso de Licenciatura em Música da UFPel, para realização dos encontros.
No total, cerca de 600 professoras já passaram pelas atividades do FOCEM, seja na formação continuada ou nas oficinas itinerantes realizadas em outros municípios.
Há cinco anos, o projeto desenvolve suas atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas (Smed).