Medicina Social realiza abertura do PROFSAÚDE
O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (DMS/UFPel) realizou, nas últimas quinta (4) e sexta-feira (5), a cerimônia de abertura e primeiro encontro presencial do Mestrado Profissional em Saúde da Família, o PROFSAÚDE.
A cerimônia, realizada na quinta-feira no Anfiteatro da Faculdade de Medicina, teve a participação do reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal; das professoras do DMS, Anaclaudia Gastal Fassa, coordenadora do PROFSAÚDE, e Elaine Tomasi, chefe do DMS; do coordenador de Pós-Graduação da PRPPG, Rafael Vetromille Castro; e do diretor da Faculdade de Medicina, Marcelo Fernandes Capilheira.
Após a abertura, os alunos foram recebidos pelos docentes e orientadores do PROFSAÚDE, com as primeiras atividades presenciais do Mestrado. O encontro presencial teve continuidade na sexta-feira (5), e, como encerramento, alunos e docentes realizaram levantamento e avaliação desse primeiro contato.
Sobre o PROFSAÚDE
O Mestrado Profissional em Saúde da Família/PROFSAÚDE é uma proposta de curso a distância, apresentado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e oferecido por uma rede de 18 universidades, lideradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Visando a formação de profissionais atuantes na Atenção Básica e a consolidação do modelo de prática da Estratégia de Saúde da Família mediante integração ensino-serviço, o PROFSAÚDE reafirma o papel da rede do SUS como campo de
práticas formativas, o SUS Escola.
Com duração mínima de 18 meses, e máxima de 24 meses, o mestrado totaliza 960 horas em modalidade semipresencial, sendo 832 horas desenvolvidas em trabalho online, através do ambiente Moodle, e 128 horas concentradas em oito encontros presenciais, ao longo da duração do curso.
Saiba mais sobre o curso nos links: http://dms.ufpel.edu.br/profsaude/ e
http://profsaude-abrasco.fiocruz.br/.