UFPel elabora Plano de Logística Sustentável

Com foco na sustentabilidade em diversos âmbitos, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) instituiu uma Comissão Gestora para elaborar seu Plano de Logística Sustentável. A proposta é identificar e estabelecer processos para coordenar o fluxo de materiais, serviços e informações – do fornecimento ao desfazimento -, considerando a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado.

Composta por servidores das áreas de Gestão Ambiental, Planejamento e Desenvolvimento, Administração e Comunicação Social, a Comissão também é aberta a qualquer pessoa da comunidade acadêmica que queira participar das discussões. As reuniões são geralmente nas primeiras quintas-feiras de cada mês, às 14h, na sala 402 do Campus Anglo. A próxima será nesta quinta (4) e os interessados são convidados a comparecer.

Os Planos de Logística Sustentável são orientados por Instrução Normativa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e contemplam aspectos como material de consumo, eficiência no uso da energia elétrica, coleta seletiva de resíduos, qualidade de vida no trabalho, compras e contratações sustentáveis, conscientização e capacitação. Alguns desses pontos já vêm sendo realizados na Universidade, outros ainda precisarão ser estabelecidos.

Conforme explica a presidente da Comissão, Tatiana Nunes Diesel, a intenção é primeiramente obter um diagnóstico de como a Instituição lida com determinados temas para depois estabelecer um Plano que corresponda às características da UFPel. “A universidade é o centro do conhecimento de todas as áreas e como tal tem o papel de pensar na sustentabilidade”, observa Verônica Christino, integrante da Comissão.

Logística Sustentável
Os Planos de Logística Sustentável são ferramentas de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas. Contém ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permite à entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

Publicado em 03/05/2017, nas categorias Informes Administrativos, Notícias.