Disciplina do Teatro realiza exercício público de direção
“Solos de pauta simples” é um exercício da disciplina de Encenação Teatral I, do curso de Teatro da UFPel, ministrada pelo professor Adriano Moraes, e será apresentado nos próximos 16 (sábado) e 17 (domingo), às 20h, na Sala Carmen Biasoli (rua Almirante Tamandaré, 301), com entrada franca.
No exercício de encenação cada estudante dirige e atua em uma cena. Ao todo são 19 cenas-solo que foram criadas a partir de uma mesma questão. A questão que cada estudante teve de responder em termos de cena foi: “quem ou o que define a pauta das minhas preocupações diárias?”
O objetivo pedagógico do exercício foi o de evidenciar as técnicas de direção teatral que cada estudante possui. Por esse motivo, para a construção da cena a adoção de procedimentos poéticos e estéticos não teve limite além daquele que cada estudante escolheu livremente.
O conjunto dos solos foi encadeado, sobreposto, justaposto, para que os espectadores encontrem diante de si um produto espetacular que partiu de um consenso – uma mesma pergunta – de resultou em dissensos – inúmeras repostas cênicas.
O programa de Solos de pauta simples é composto de:
Diretor: Ryan Hafyd
Cena: Metacorporeidade: atriz e outra atriz
Sinopse: Utilizando-se de artifícios teatrais uma atriz corporifica-se de modo multifacetado em outra atriz para se tornar objeto de seu próprio desejo. A cena se referencia na mística da beleza feminina criada pela mídia da moda prêt-à-porter.
Intérprete: Viviane Lauz
Diretora: Marcia Monks
Cena: Consertem a sociedade
Sinopse: Um homem sofre a ação de uma sociedade que rejeita tudo e todos que não se encaixam nos padrões considerados “normais” e, ainda, é ignorante à essa atitude.
Intérprete: Marco Antonio Duarte
Diretora: Evelin Suchard
Cena: Livrar, lidar
Sinopse: Um ser tem de lidar com as influências que o cercam, prendem e, ao mesmo tempo, o constituem.
Intérprete: Gengiscan Pereira
Diretor: Marco Antonio Duarte
Cena: Redoma-me
Sinopse: Quantas vezes você se sentiu livre? Quantas se viu preso a alguém ou acontecimentos que lhe fizeram seguir outro caminho? “Redoma-me” discute a complexidade das relações humanas e suas singularidades e busca refletir sobre até que ponto o “acreditar” cega ou liberta.
Intérprete: Mario Celso Junior
Diretor: Gengiscan Pereira
Cena: Artigo 5º
Sinopse: A cena, inspirada na canção homônima de Ian Ramil, apresenta as seguintes questões: quanto a política afeta a nossa vida? Quanto tempo dedicamo-nos para sabermos o que os políticos fazem pelo país ou contra o país?
Intérprete: Gregori Eckert
Diretora: Bruna dos Anjos
Cena: Âmago
Sinopse: Uma mulher está à sempre na beira: entre a euforia e o fundo do poço. Sua luta atormenta seus pensamentos. Seu corpo vacila sem saber para onde ir. Seu adversário é invisível. Sua dor é real.
Intérprete: Caroline Vilanova (Carole)
Diretor: Johann Ossanes
Cena: Ego excêntrico
Sinopse: Uma mulher toma o café de todos os dias e, cotidianamente, pensa: quem sou eu? fruto de mim mesma ou fruto do que imprimiram em mim? Ou os dois? sou feita de remendos? de pedaços? o que me define? do que é feito meu recheio?
Intérprete: Juliana Caroline
Diretor: Grégori Eckert
Cena: Tic-Tac
Sinopse: Definimos o nosso posicionamento a partir de indagações e questionamentos diários quanto aos mínimos detalhes de nossas escolhas. Ao redor, tudo passa. O que resta de nossa essência?
Intérprete: Hugo Tavares
Diretor: Mario Celso Jr
Cena: Como uma rocha
Sinopse: Até onde temos o poder de escolha? Temos que abdicar do que somos para agradar a sociedade? Um jovem é rodeado por essas perguntas e elas fazem com que ele se sinta como uma rocha.
Intérprete: Rui Carlo
Diretor: Darlan Pez
Cena: A dama da noite
Sinopse: Uma mulher faz uma autorreflexão sobre as relações sócias. Para realizar a reflexão, ela utiliza a ideia de entrar na roda gigante como metáfora para a entrada em regras sociais.
Intérprete: Evelin Suchard
Diretor: Hugo Tavares
Cena: Segundo vestir
Sinopse: Quanto o celular é importante na vida contemporânea? Quanto esse aparelho atrapalha o contato direto no dia a dia? Um homem utiliza o celular como extensão de si mesmo para resolver problemas e preocupações diárias.
Intérprete: Johann Ossanes
Diretora: Juliana Caroline
Cena: Consenso
Sinopse: Uma mulher, Renata, sempre precisou trabalhar mais do que gostaria. Nessa cena, ela expõe pensamentos acerca desse fato.
Intérprete: Kellen Ferreira
Diretor: Lucas Ulguim
Cena: Pensamentos
Sinopse: Uma mulher mostra as preocupações que tem no dia a dia. Ao fazer isso vai de pensamentos racionais sobre sua condição até a expressão de sentimentos extremos.
Intérprete: Marcia Moncks
Diretora: Kellen Ferreira
Cena: Bicho
Sinopse: Um sujeito se encontra numa situação de angústia em busca de algo que o faça melhorar.
Intérprete: Lucas Lage
Diretor: Rui Carlo
Cena: Acasos
Sinopse: Um homem está cometido pela crueldade dos acasos; uns acontecimentos nem tão ao acaso. Uma história dobre morte, prazer, dor e sangue.
Intérprete: Ryan Hafyd
Diretor: Carlos Escouto
Cena: Última filosofia
Sinopse: Uma reflexão de vida que se questiona sobre as realizações pessoais vividas. O que as motivou e se estas valeram a pena.
Intérprete: Darlan Pez
Diretora: Viviane Lauz
Cena: Indignação
Sinopse: A cena apresenta um homem indignado em face de uma sociedade perfeita. A partir de texto de Fernando Pessoa, o homem analisa a vida.
Intérprete: Carlos Escouto
Diretor: Lucas Lage
Cena: Faces
Sinopse: A partir do “poema das sete faces”, de Drummond de Andrade, um ator apresenta um jogo dinâmico que expõe várias corporeidades, fazendo referências ao bombardeio diário de informações e à angústia cotidiana. Assume-se a ideia de que somos vários eus.
Intérprete: Lucas Ulguim
Diretora: Caroline Vilanova
Cena: Procrastinei-me
Sinopse: Uma atriz apresenta seu desejo de mudar, de se desconstruir, de estabelecer metas. Nesse jogo, busca responder ao questionamento simples: sua agressividade é um modo de se proteger de um mundo opressor?
Intérprete: Bruna dos Anjos.