Desafios da Avaliação Toxicológica será tema de palestra

A Coordenação de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (CIT/UFPel) promove, nesta quinta-feira (12), a palestra “Desafios  da Avaliação Toxicológica Pré-clínica in vitro de Produtos Bioativos e Produtos de Saúde”. O assunto será abordado pelo professor João Antonio Pêgas Henriques, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A – CA BF – Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências. A atividade será realizada no Auditório do Curso de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel (Rua Gonçalves Chaves, 457 – quinto andar), às 14h. O evento é gratuito.

João Antonio Pêgas Henriques é consultor e revisor de uma série de periódicos internacionais na área de genética toxicológica, farmacologia e toxicologia celular e molecular. Suas áreas de atuação incluem reparação de DNA em diversos organismos, com ênfase em leveduras e células de mamíferos, homeostase de metais em levedura, toxicidade genética nos âmbitos de novas moléculas naturais e sintéticas com potencial farmacodinâmico, monitoramento ambiental e risco ocupacional e desenvolvimento biotecnológico.

É um dos fundadores e diretor científico do Laboratório GENOTOX – Laboratório de Genotoxicidade no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (funcionando hoje como Unidade GENOTOX-ROYAL, associado ao Instituto de Educação para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica Royal, São Roque, SP), pioneiro na prestação de serviço na área de avaliação do potencial genotóxico de agrotóxicos, fármacos e amostras ambientais, trabalhando de acordo com os princípios de Boas Práticas de Laboratório (BPL), sendo até hoje referência nacional no assunto.

Publicou mais de 250 artigos científicos completos em revistas científicas internacionais especializadas (citações: 4152, Índice H: 36), 15 revisões internacionais e 15 capítulos de livros. Orientou mais de uma centena de estudantes de iniciação científica, formou 67 mestres e 61 doutores, a maioria atuando em Universidades e Institutos de Pesquisa públicos e privados e em Universidades do exterior.

Publicado em 10/11/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.