Professora da Universidade do Porto na UFPel

A Faculdade de Educação (FaE), o Centro de Letras e Comunicação (CLC) e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) recebem, entre os dias 4 a 7 de novembro, a professora  dra. Orquídea Coelho, do Centro de Investigações e Intervenções Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal.

A docente portuguesa já esteve na UFPel em 2011, convidada pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (Gipes), do qual participam professores da Faculdade de Educação e do Centro de Letras e Comunicação. Ações conjuntas já consolidaram o intercâmbio entre os professores, das quais salienta-se a organização de do livro Cartografias da Surdez: comunidades, línguas, práticas e pedagogias, organizado pelas professoras Orquídea Coelho e Madalena Klein (FaE) e publicado pela Editora LIVPSIC em 2013. Neste livro, professores e alunos da UFPel compartilham suas pesquisas. As atividades da professora envolvem palestras para a comunidade, mini-cursos para professores de Língua Brasileira de Sinais e para Tradutores Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e reuniões com grupos de pesquisa e com a equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI.

Os organizadores da programação chamam a atenção para as palestras:

– A Educação Bilíngue para Surdos em Portugal, dia 4 de novembro, à 18h30min, sala 352, Faculdade de Educação;

– Pesquisas na Comunidade Europeia: articulações interinstitucionais e financiamento, – dia 5 de novembro, 18h, na sala 245 da Faculdade de Educação.

Publicado em 03/11/2014, na categoria Notícias.