Ministério da Cultura lança editais de intercâmbio, incentivo à comunicação e de feiras no exterior
O Ministério da Cultura está com inscrições abertas, no momento, para editais de interesse do público jovem e universitário.
Entre os editais está o Conexão Cultura Brasil Intercâmbios que abre a oportunidade para 400 pessoas fazerem cursos no exterior no período entre novembro de 2014 e março de 2015 nas seguintes áreas: música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, iluminação, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória e turismo cultural.
Mais informações: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1199262
O edital Comunica Diversidade premia em R$ 14 mil jovens entre 15 e 29 anos, que desenvolvam iniciativas de comunicação para cultura. Os projetos deverão contemplar ações voltadas a pelo menos um dos seguintes temas: educar para comunicar; produção de conteúdos culturais; distribuição de conteúdos culturais; meios/infraestrutura para a comunicação; comunicação e protagonismo social; e comunicação e renda. Todos os projetos devem ser inéditos e cada candidato poderá apresentar somente uma iniciativa cultural para a seleção. Mais informações: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1201838
O outro edital, Conexão Cultura Negócios, pretende levar cerca de 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de relevância internacional: World Music Expo- WOMEX 2014; Festival Santiago a Mil 2015 e Feira Internacional de Arte Contemporânea- Arco Madri 2015.
Notícias com mais detalhes sobre os assuntos
Cultura lança programa para incentivar intercâmbio no exterior
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, lançou, nesta quinta-feira (31/7), dois editais públicos do programa Conexão Cultura Brasil voltados para internacionalização cultural do país. A meta é ampliar a presença de artistas e empreendedores brasileiros no mundo em atividades de formação (cursos e estágios), em instituições culturais renomadas internacionalmente e eventos de cultura e negócios. Os editais foram publicados na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). Para a ministra, os dois programas contribuirão na qualificação de profissionais nas artes e no empreendedorismo cultural. “No mundo moderno, as pessoas não querem só fazer advocacia e medicina. A economia criativa é o forte do século XXI. É uma excelente oportunidade para eles terem uma experiência”.
Um dos editais, o Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, abre a oportunidade para 400 pessoas fazerem cursos no exterior no período entre novembro de 2014 e março de 2015 nas seguintes áreas: música, artes cênicas, circo, artes visuais, cinema, animação, games, programação de softwares e aplicativos móveis, literatura, TV, rádio, mercado editorial, moda, design, arquitetura, publicidade, gastronomia, gestão cultural, indústria de espetáculos, produção de eventos culturais, produção audiovisual, operação de equipamentos audiovisuais, roteiro, sonoplastia, figurino, cenotecnia, iluminação, luthieria, edição gráfica e visual, restauração, artesanato, cultura popular e patrimônio, museu e memória e turismo cultural.
O programa é uma parceria inédita entre o Ministério da Cultura e os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores.
Para participar, o interessado deve entrar em contato com a instituição de ensino e ser pré-aprovado por ela. As instituições que já manifestaram interesse em receber os brasileiros são o Instituto Europeu de Design, a Federculture da Itália, a Universidade de Bolonha, o British Council, a Royal Shakespeare Company, o Barbican Centre, o SouthBank Centre, o The Globe Theatre, a BBC Scottish Symphony, o Science Museum e o Festival de Edimburgo.
O próximo passo é encaminhar ao Ministério da Cultura o documento da instituição estrangeira (carta-convite). Uma comissão com integrantes do ministério e de entidades vinculadas irá selecionar os agraciados pelo edital. As inscrições para os dois editais serão feitas no SALICWEB, http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/
As dúvidas dos interessados poderão ser esclarecidas pelo email culturabrasilintercambios@cultura.gov.br e culturabrasilnegocios@cultura.gov.br.
A contrapartida dos selecionados é, ao voltar para o Brasil, multiplicar o conhecimento adquirido, ou seja, apresentar o que foi desenvolvido no exterior, um espetáculo teatral ou uma oficina de cenografia, por exemplo.
O ministério irá financiar as passagens, as diárias dos brasileiros e os deslocamentos. O edital pode ser acessado no endereço do Diário Oficial da União, http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=31/07/2014&jornal=3&pagina=12&totalArquivos=248
O segundo edital, Conexão Cultura Negócios, conta com o orçamento de R$ 400 mil em sua primeira fase e objetiva levar delegações de até 60 empreendedores para participar de três eventos de negócios culturais de grande relevância internacional. “Há o reconhecimento deste ministério de que a Cultura gera negócios. A economia criativa é um eixo poderoso para o desenvolvimento econômico”, avaliou o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho.
Os eventos são o Festival de Música Womex 2014, em Santiago de Compostela, na Espanha (de 22 a 26 de outubro); o Festival Internacional de Artes Cênicas Santiago a Mil, no Chile (de 3 a 18 de janeiro de 2015) e a Feira de Arte Contemporânea ARCO Madrid (25 de fevereiro a 1º de março de 2015). O texto integral do edital pode ser acessado no endereço no DOU, http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=31/07/2014&jornal=3&pagina=20&totalArquivos=248
Inscrições para o Comunica Diversidade já estão abertas
Iniciativa premiará 60 jovens entre 15 e 29 anos que desenvolvam iniciativas de comunicação voltadas à cultura
Começam hoje (8 de agosto) as inscrições para o Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude, que premiará 60 jovens que desenvolvam iniciativas de comunicação voltadas à cultura. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Universitária José Bonifácio. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível para consulta no link http://www.cultura.gov.br/editais.
A atriz carioca Janaina Costa, integrante do coletivo Inquietos, foi a mestra de cerimônias do lançamento do Comunica Diversidade, realizado nesta quinta-feira (7/8) na Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro (veja matéria neste link). Ela acredita que o prêmio dará mais possibilidades de atuação aos jovens de sua geração. “O edital amplia o nosso acesso à cultura, nos dá uma base para continuarmos caminhando. Nosso trabalho já acontece, mas esta ferramenta nos coloca mais próximos da conversa com o governo. E aumenta a nossa chance de sermos senhores da nossa trajetória. Que venham muitos outros”, destaca.
Aos 28 anos, Felipe Milhouse também participou do lançamento do Comunica Diversidade 2014. Cineasta e educador, atua na área cultural há quase uma década e é professor de audiovisual do projeto Fábrica Verde, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Para ele, a característica mais importante do projeto é dar voz à juventude: “Não adianta eu querer imaginar o que é melhor para você se eu não o conheço. O que foi bom para a minha geração pode não atender aos anseios de hoje. É por isso que eu acho tão importante o MinC (Ministério da Cultura) ter ouvido os jovens durante o Curto-Circuito antes de criar o edital”, observa.
Acostumado a lidar com jovens na faixa dos 16 anos, Felipe batalha para que as manifestações culturais das comunidades cariocas sejam reconhecidas além de seus limites geográficos. E acredita que precisa estar atento e se adaptar continuamente à linguagem dos mais jovens: “A minha geração é completamente diferente da galera de 16, 17 anos. Esses meninos já nascem com um tablet na mão, têm uma relação com a tecnologia que vem de berço. Mas a gente se adapta. Você pode ser jovem aos 70 anos, por que não?”, questiona.
Sobre o prêmio
O Comunica Diversidade Edição Juventude tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar ações de comunicação para a cultura, protagonizadas por jovens, que deem visibilidade a expressões da cultura brasileira e de fomentar iniciativas que, por meio de processos de comunicação popular, ampliem o exercício dos direitos à liberdade de expressão cultural e à comunicação.
Podem participar do prêmio jovens entre 15 e 29 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residente no Brasil há mais de três anos, que desenvolvam iniciativas de comunicação para cultura. Serão 10 prêmios a jovens entre 15 e 17 anos; 25, entre 18 e 24 anos; e 25, entre 25 e 29 anos. Todos os prêmios terão valor bruto de R$ 14 mil.
As inscrições poderão ser feitas gratuitamente até 7 de novembro de 2014, por meio da internet (sistema SALICWEB disponível no site do Ministério da Cultura: http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/) ou pelos Correios. No caso de inscrição realizada por meio de gravação de áudio e vídeo, a inscrição pode ser feita por e-mail (comunicadiversidade@gmail.com).
Os projetos que concorrerão ao prêmio deverão contemplar ações voltadas a pelo menos um dos seguintes eixos: educar para comunicar; produção de conteúdos culturais; distribuição de conteúdos culturais; meios/infraestrutura para a comunicação; comunicação e protagonismo social; e comunicação e renda. Todos os projetos devem ser inéditos e cada candidato poderá apresentar somente uma iniciativa cultural para a seleção.
São consideradas ações de comunicação para a cultura atividades que articulem cultura e comunicação e/ou outras áreas do conhecimento, realizadas sem financiamento direto e subordinação editorial a empresas de comunicação, e que agreguem e priorizem ações colaborativas e participativas, interatividade e atuação em rede na produção e difusão de conteúdos, preferencialmente em formato livre, por meio de diferentes suportes de mídia (áudio, imagem, texto, vídeo e multimídia).