Fundações de Apoio à UFPel unem-se a esforços para desenvolvimento do turismo do RS
O diretor-presidente das Fundações de Apoio à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cristiano Guedes Pinheiro, esteve na quarta-feira (9) em Porto Alegre reunido com o Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), Márcio Pereira Cabral, e com Superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Mário Ribas do Nascimento, para analisar emendas que tratam do turismo gaúcho.
A Setur-RS propõe, de forma integrada com a UFPel e a Famurs, desenvolver um grupo de trabalho para implantar o Plano de Desenvolvimento do Turismo do Estado. O objetivo dessa ação é posicionar os produtos turísticos no mercado nacional e internacional, valorizando ainda mais as potencialidades gaúchas, a fim de promover o desenvolvimento econômico e social de diversas regiões do estado, gerando emprego e renda de forma sustentável.
Na ocasião, foram apresentados os nomes dos colaboradores que irão fazer parte do grupo de trabalho para o desenvolvimento do projeto “Roteiros e Experiências no Rio Grande do Sul” (Rota e Roteiros). Representando as Fundações de Apoio, estiveram a gerente de Projetos de Pesquisa, Virginia Cinta Martinez, e o supervisor administrativo, Felipe Fontes Delfino. Já pela UFPel, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti. O grupo de trabalho será responsável por estudar a liberação dos recursos federais que promoverá o desenvolvimento turístico do Estado.
O objetivo inicial é atingir o número de 5,5 milhões de desembarques de turistas nacionais e 545 mil desembarques internacionais até 2015.