Professor da UFPel ganha o Prêmio Juventude da Fundação Bunge

O professor adjunto Samuel Beskow, da área de Hidrologia da Universidade Federal de Pelotas, é o vencedor deste ano do Prêmio Fundação Bunge, categoria Juventude, com trabalho na área de Recursos Hídricos para a Agricultura. Ele tem 31 anos, é formado em Engenharia Agrícola pela UFPel, possui mestrado em Engenharia Agrícola na área de Irrigação e Drenagem e doutorado em Engenharia Agrícola na área de Engenharia de Água e Solo, ambos pela Universidade Federal de Lavras.

Seu doutorado foi realizado na modalidade “sanduíche”, junto à Purdue University, dos Estados Unidos e seu pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas, como bolsista da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Beskow tem significativa importância para o crescimento da área de pesquisa em Engenharia de Água e Solo. Seus trabalhos de mestrado e doutorado tiveram como temas, respectivamente, A estimativa das perdas de água em sistemas de irrigação por aspersão e A modelagem hidrológica de bacias em ambiente SIG.

Em ambos os casos destaca-se pela contribuição inovadora, pelo rigor científico e pela amplitude da aplicação de seus resultados. Como produto de sua tese de doutorado, Beskow criou um modelo de simulação hidrológica, que recebeu o nome de LASH, Lavras Simulation Hydrology. Beskow coordena o Laboratório de Simulação Hidrológica e Processamento de Dados e também o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Já publicou diversos artigos e capítulos de livros e atua como revisor em vários periódicos nacionais e internacionais.

O anúncio dos agraciados foi feito na sexta-feira (26), logo após a reunião do Grande Júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores das principais universidades brasileiras, realizada tradicionalmente no Tribunal de Justiça de São Paulo.

O Prêmio foi criado há 58 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra” reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o país. Já a categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área.

A cerimônia de premiação será realizada em outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão R$ 135 mil cada um (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil (categoria Juventude), além de diplomas e medalhas.

Publicado em 29/07/2013, na categoria Notícias.