Gráfico da evolução temporal do coronavírus – Atualização de 24.03.2020

A epidemia do COVID-19 apresentou no dia 24 de março aproximadamente 420 mil casos confirmados ao redor do mundo, mais de 18 mil mortos e 108 mil recuperados.
O primeiro gráfico mostra os dados reais da epidemia para o Brasil e os países que estão apresentando um crescimento similar. Pelo zoom, percebe-se que o Brasil continua seguindo com padrão de crescimento similar a França, Alemanha e Portugal. Também se percebe um distanciamento do padrão de crescimento apresentado pela Itália e Espanha.

O segundo gráfico apresenta a atualização dos dados reais da epidemia para o Brasil e a previsão do que esperamos para os próximos dias.
Não saiam de casa!

Informações sobre a pesquisa e os pesquisadores envolvidos:
Os pesquisadores do laboratório GDISPEN (Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros e Daniela Buske, preocupados com a evolução do coronavírus no Brasil, publicarão diariamente gráficos das curvas da evolução temporal do COVID-19. Para tanto estão sendo utilizados dados da Universidade John Hopkins (EUA), da Wikipedia e do Ministério da Saúde do Brasil. Os dados reais são comparados com uma combinação de modelos matemáticos para epidemias, conhecidos na literatura como modelo SIR e t-norma do mínimo. Serão apresentadas simulações para diversos países, para o Brasil e seus estados, dando ênfase para o estado do Rio Grande do Sul e para a cidade de Pelotas. Este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais.
Os docentes do GDISPEN são professores do Departamento de Matemática e Estatística (DME) do Instituto de Física e Matemática (IFM) da UFPel. Os três pesquisadores são doutores e participam do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMMat) e a Dra. Daniela Buske também participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb) e é bolsista de produtividade do CNPQ.

Publicado em 25/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.