Conselheiros são empossados e GTs do Coplan começam trabalhos

Em ato realizado na quinta-feira (10), no Auditório Acadêmico do Anglo, foram empossados os 17 conselheiros integrantes de quatro Grupos de Trabalho (GTs) do Conselho de Planejamento da UFPel (Coplan). A solenidade ocorreu durante reunião do Comitê Articulador do Coplan. Os GTs são os de Infraestrutura, Gestão da Assistência Estudantil, Gestão Institucional e Gestão Acadêmica.

Os novos conselheiros são Alencar Ibeiro de Oliveira (TAE), GT Infraestrutura; Alice Gonçalves Osório (Docente), GT Gestão da Assistência Estudantil; Alice Soares (Discente), GT Gestão Institucional; Aline Nunes da Cunha de Medeiros (TAE), GT Gestão Institucional; Arlindo Schwantz Neto (Discente), GT Gestão da Assistência Estudantil; Daniel Mello Barreto (Discente), GT Gestão Acadêmica e GT Gestão da Assistência Estudantil; Evandro Dotto Dias (TAE), GT Gestão Institucional e GT Gestão Acadêmica; Jones Pereira (TAE), GT Infraestrutura; e Leonardo P. Ortiz (TAE), GT Gestão Institucional.

Tomaram posse ainda Luciana Marini Kopp (Docente), GT Gestão Institucional, GT Gestão Acadêmica e GT Infraestrutura; Luis Augusto Xavier Cruz (TAE), GT Infraestrutura; Maira Ferreira (Docente), GT Gestão Acadêmica; Marina de Oliveira Rosa (Discente), GT Gestão Institucional e GT Infraestrutura; Patrícia Lopes Damasceno (Docente), GT Infraestrutura; Rogers Ademir Drunn Pereira (Docente), GT Infraestrutura; Rosemar Gomes Lemos (Docente), GT Gestão Institucional e GT Gestão da Assistência Estudantil; e Thiago Sebastiano de Melo (Docente), Gestão da Assistência Estudantil.

Durante o encontro, os componentes dos GTS foram esclarecidos sobre o funcionamento dos Grupos e o trabalho que agora começa. “O tema geral, claramente exposto nas discussões e em diversas falas dos conselheiros empossados, é a grande importância, e originalidade metodológica, da descentralização das decisões. O Coplan como um todo, o Comitê Articulador e os GTs são as comunidades, interna e externa, presentes no coração das decisões do planejamento da UFPel”, observou o professor Claiton Lencina, da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade.

OP

O trabalho dos GTs ocorrerá dentro do que foi definido para a execução do Orçamento Participativo da UFPel, para o qual a Pró-Reitoria de Planejamento destinou até R$ 1,2 milhão, que será aplicado em prioridades escolhidas pela comunidade. O trabalho é feito tendo como baliza o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Universidade.

Até o fim de outubro, os GTs, baseados em pautas definidas pelo Coplan, apontarão de três a cinco prioridades, de cada eixo. Após receber o relatório final emitido pelo GT, o Comitê Articulador deverá realizar uma audiência pública para apresentar tema e resultado à comunidade.

O Comitê Articulador escolherá uma prioridade para cada área, considerada de maior importância. Estas prioridades maiores serão levadas à eleição universal na comunidade acadêmica, feita eletronicamente.

O percentual de votação de cada item será a parcela de recursos que cada prioridade receberá, em 2020, do total colocado disponível para o Orçamento Participativo.