Projeto sobre Obesidade, da Faculdade de Nutrição, faz primeiro encontro

O projeto Enfrentamento e Controle da Obesidade, coordenado pela Faculdade de Nutrição da UFPel, iniciará, a partir do fim de agosto, os encontros formativos nos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, que são parte das 110 cidades do Rio Grande do Sul participantes do trabalho. A investigação avaliará o conhecimento sobre alimentação saudável, o estado nutricional e as presenças de sobrepeso e obesidade em profissionais da rede de atenção básica em saúde e em parcela da população atendida nesta rede.

Para esta primeira etapa de encontros, nos dias 29 e 30 de agosto, já estão confirmados os municípios de Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, Santana da Boa Vista e Cristal. Devem participar como convidados Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

O trabalho será feito, até abril de 2021, nas regiões das 3ª, 6ª e 15ª Coordenações Regionais de Saúde, é financiado pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde e tem as participações das Universidades Federais da Fronteira Sul e de Santa Maria, da Universidade de Passo Fundo, da Unisinos, da Secretaria Estadual da Saúde e da Prefeitura de Pelotas.

A pesquisa, que envolve recursos na ordem de R$ 340 mil, para custeio e bolsas, objetiva, ainda, identificar fatores associados ao nível de conhecimento sobre alimentação saudável e se este conhecimento está em consonância com as recomendações alimentares e nutricionais oficiais brasileiras, como as do Ministério da Saúde.

O trabalho, coordenado pela professora Denise Gigante, prevê a realização de treinamento dos profissionais, de grupos de discussão a fim de descrever as potencialidades, dificuldades e estratégias de enfrentamento da obesidade, de oficinas sobre identificação, prevenção e tratamento da obesidade, de capacitação dos profissionais de saúde e gestores para promoção da alimentação adequada e saudável, liderança, advocacy, planejamento, organização e monitoramento das estratégias e ações de atenção nutricional locais.

Os resultados da pesquisa e das ações, conforme o plano de trabalho do projeto, deverão ser apresentados às comunidades e autoridades, bem como divulgadas as atividades desenvolvidas e disponibilizadas orientações para promoção da alimentação adequada e saudável, sempre em locais de ampla visibilidade.

Um milhão de beneficiados

Cerca de mil pessoas serão convidadas a participar do estudo, mas os pesquisadores esperam que estes, como os gestores e os profissionais de saúde que atuam nos 110 municípios dessas coordenadorias, possam ser multiplicadores, de forma que as ações propostas possam chegar de forma indireta a cerca de um milhão de pessoas.

Saiba mais sobre a pesquisa em https://wp.ufpel.edu.br/ecosusufpel/ .

Dados Vigitel Brasil 2018 (2006 –2018)

– O Brasil atinge maior prevalência de obesidade (19,8%) em adultos nos últimos treze anos;

–  Entre 2006 e 2018, o percentual cresceu 67,8%;

– Obesidade cresce mais entre adultos de 25 a 34 anos e é mais prevalente na população de baixa escolaridade (período 2006-2018).

Programação do Primeiro Encontro

I Encontro Formativo Presencial ECOSUS
29/08/2019 Atividades com gestores e técnicos municipais
08h30 Credenciamento
09h00 Abertura – Apresentação da equipe responsável pelo Projeto na UFPel
09:30h

Apresentação do Projeto: Conhecimento sobre alimentação saudável e adequação às recomendações alimentares e nutricionais brasileiras: indissociabilidade entre a pesquisa epidemiológica, ensino e extensão na atenção nutricional no âmbito do SUS.

Apresentação de dados sobre obesidade no Brasil e no mundo.

Professora Denise Petrucci Gigante – Faculdade de Nutrição

10h10 Dinâmica do Café – O que fazer?
12:00h – 13h:30 Intervalo
13h:30 Dinâmica sobre a acolhida dos usuários nas Unidades Básicas de Saúde.
14h30 Socialização sobre as principais dificuldades de cada território.
15h30 Discussão e proposição de metas/estratégias e alternativas para operacionalização do Projeto em cada município.
16h30 Perspectivas para o II Encontro Formativo Presencial.
30/08/2019 Atividades com técnicos municipais
09h00 Atividade Prática: Alimentação I
09h45 Intervalo
10h00

Apresentação: “Dez passos para uma alimentação adequada e saudável” do Guia Alimentar.

Professora Cristina Kaufmann  Faculdade de Nutrição

11h00 Atividade Prática: Alimentação II
12:00h – 13h:30 Intervalo
13h30 Planejamento das atividades por municípios.
14h30 Socialização e discussão das alternativas entre municípios.
15h30 Encaminhamentos para as atividades a serem realizadas nos municípios.

Publicado em 19/08/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags alimentação, Extensão, Faculdade de Nutrição, Obesidade, Pesquisa, saúde.