SERVIÇOS DE AUDIOVISUAL
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As solicitações de serviço devem ser feitas pela Central de Atendimento da UFPel. Acesse: https://atendimento.ufpel.edu.br, selecione como área de atendimento “Comunicação Social”, e por fim, o tópico para o qual deseja atendimento.
O audiovisual é o serviço de realização de vídeos. A CCS realiza dois tipos de vídeos. O que aqui é denominado de Produto Audiovisual compreende a produção dos vídeos institucionais, com temática específica, como divulgação da Universidade, tutoriais, relacionados a campanhas de conscientização, etc. Esse tipo envolve a produção de um roteiro a partir de uma ideia ou de uma demanda, a captação de imagens, gravação de áudios, edição, finalização e postagem. O outro tipo, como o próprio nome diz, compreende a Gravação/Transmissão de Palestras e envolve outros processos.
1 Tópico Produto Audiovisual
O que se define aqui como Produto Audiovisual nada mais é que do que o resultado do processo de produção de vídeos institucionais que dizem respeito às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação realizadas pela Universidade. Eles podem ser parte de uma campanha de divulgação ou como meio de promover uma ação específica da UFPel. Também podem ser feitos para descrever ou explicar o passo a passo de uma prática (tutorial) ou como documento histórico ou testemunhal, por exemplo.
O prazo para entrega começa a contar a partir da solicitação de atendimento. O tempo mínimo é de dez dias úteis, mas vai depender de quão detalhada for a sua solicitação. Se houver necessidade de uma reunião para melhor definir o produto final, o tempo começa a contar a partir dessa reunião.
Orientações básicas para este tópico
– ao solicitar o serviço, defina bem o que você deseja, respondendo algumas perguntas básicas:
a) qual é o propósito do vídeo:
b) o que precisa ser divulgado;
c) para que público especificadamente (se estudante, professor, técnico -administrativo, público em geral, etc) se destina o vídeo;
d) período ou data em que o vídeo deve ser concluído;
e) indique o tempo aproximado de duração que você deseja para o vídeo
– se você já tem uma ideia de roteiro, descreva em linhas gerais o que você imagina;
– faça um pequeno resumo do conteúdo, com até 300 caracteres com espaço;
– anexe ao pedido eventuais logotipos (em programa editável) caso necessitem ser colocados no material;
– seja o mais detalhado possível e se tiver algum conteúdo já produzido, envie como anexo.
– informe como o vídeo vai ser compartilhado (Youtube, Whatsapp, etc.)
– informe os possíveis locais de filmagem, as pessoas que provavelmente farão parte do vídeo (incluindo contatos) e outras informações para melhor avaliação da produção.
2 Tópico Gravação de Palestra
A Gravação de Palestra é o serviço de registro de atividades acadêmicas relacionadas a eventos, simpósios, seminários, etc, que se caracterizam como a fala de um especialista sobre um tema, gravado para posterior divulgação. A entrega do vídeo será em até 07 dias úteis a contar da gravação e poderá ficar disponível no Youtube da UFPel.
Orientações básicas para este tópico
Ao solicitar o serviço de gravação, atente para o que segue:
– faça a solicitação com no mínimo dez dias de antecedência;
– informe local, data, horário e duração aproximada da palestra;
– informe o(s) nome(s) e créditos do(s) palestrante(s) e do(s) membros da mesa;
– envie a arte do evento (logo, cartaz ou folder), se houver
– faça um pequeno resumo do evento, com até 300 caracteres com espaço, incluindo o tema da palestra.
3 Tópico Transmissão ao vivo de evento on-line (live)
A transmissão ao vivo de evento on-line (live) é realizada por meio das redes sociais oficiais (Facebook e Youtube) da UFPel.
Quais lives podem ser atendidas pela CCS?
É importante destacar que toda transmissão para ser realizada deverá possuir interesse geral da Universidade.
Caso a abrangência seja restrita a uma Unidade Acadêmica ou Administrativa, ou grupo solicitante, o evento deverá ser transmitido pelas redes sociais dos mesmos. Nesta situação, a CCS auxiliará na organização da transmissão, caso seja necessário.
As transmissões de lives on-line serão atendidas desde que estejam de acordo com os seguintes requisitos, utilizados como critérios que balizam este serviço:
a) sejam relacionadas a comunicados e interações oficiais da UFPel, incluindo ações de capacitação e de extensão, de interesse da comunidade acadêmica e geral e sem restrição de acesso;
b) sejam lives que objetivem comunicar lives que objetivem comunicar atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e desenvolvimentos científicos contemporâneos ao público em geral;
c) eventos que contem com a participação da reitoria no protocolo, como posses de unidades acadêmicas;
Caso sua atividade não se enquadre nos critérios acima, o setor não atenderá a transmissão, mas poderá fornecer orientações e assessoria quanto ao uso das ferramentas.
Minha atividade atende aos requisitos listados acima. Qual é o próximo passo?
Ao solicitar o serviço de transmissão ao vivo de evento on-line, atente para o que segue:
- faça a solicitação dentro do prazo estabelecido na TABELA 01;
- informe a plataforma (YouTube, Facebook etc.) pela qual deseja fazer a transmissão, bem como o respectivo canal ou página (se oficial da UFPel ou próprio de Unidade, ou grupo);
- informe local/meio, data, horário e duração aproximada da atividade;
- preferencialmente, já aponte datas e horários alternativos;
- informe o(s) nome(s) e créditos do(s) palestrante(s) e do(s) membro(s) da mesa;
- envie roteiro ou protocolo do evento;
- envie a arte do evento (logo, cartaz ou folder), se houver;
- faça um pequeno resumo do evento, com até 300 caracteres com espaços, incluindo o tema da palestra.
TABELA 01
Tipo de Demanda/Solicitante | Prazo | OBSERVAÇÕES/CRITÉRIOS | Resposta |
Comunicação Oficial Reitoria |
05 dias |
S | |
Comunicação Oficial Pró-Reitorias |
07 dias |
S | |
Comunicação/Apresentação/Abertura de Programa ou Evento Pró-Reitorias/Núcleos |
07 dias |
S | |
Congresso/Simpósio/ Semana Acadêmica/ Eventos Acadêmicos Organizados por Discentes |
30 dias |
● Conteúdo a ser veiculado no canal/página do solicitante; ● Caso não seja possível conciliar agendamento, será ofertada tutoria para operação da live |
S |
Formaturas Internas | – | N | |
Formaturas Externas | – | N | |
Formaturas UAB |
30 dias |
||
Lançamento de Livros | ***consultar edital/chamada para live de lançamentos de livros | N | |
Eventos organizados pelas Unidades Acadêmicas (comunicações, aberturas de semestre, outros eventos) |
30 dias |
● Conteúdo a ser veiculado no canal/página da Unidade; ● Operação da live será de responsabilidade da unidade com suporte prévio da CCS |
S |
Rodas de Conversa | – | N |
Os prazos da solicitação passam a ser contados a partir da data da entrega do ticket de atendimento (https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/atendimento-ufpel/) com todas as informações necessárias (quais sejam: data, horário, nome do evento, resumo do evento, título e descrição da live, local de veiculação, duração esperada da atividade, número de participantes (palestrantes, debatedores, mediadores, intérprete de LIBRAS – o estúdio comporta até 10 pessoas, sendo que o operador deve ser considerado neste limite de pessoas). Preferencialmente, informe se há possibilidade de flexibilizar data e horário. Caso haja arte para o evento (banner, folder, cartaz) encaminhá-lo em formato 1920×1080 para que ele sirva de capa para o agendamento.
Observações:
A CCS sugere que todo evento de Unidade Acadêmica ou Administrativa ou Curso que não tenha participação da Reitoria ou que possua público-alvo interno específico seja transmitido via webconf ou por meio do YouTube com a utilização de um canal próprio.
Lives contemplam interação apenas pelo chat da plataforma de veiculação, de participação limitada. Por isso, as rodas de conversa têm melhor proveito se forem realizadas por webconf.
As lives veiculadas nos perfis oficiais da UFPel só serão aceitas se contarem com a tradução para LIBRAS.
O solicitante, quando aluno, deve informar nome e dados de contato de pelo menos um professor responsável pelo evento. E, também, quando houver, o nome e o contato de um dos membros participantes da transmissão.
Atividades e eventos que demandem ou promovam encontros presenciais só serão realizados se autorizados pelo Comitê COVID e observadas suas orientações vigentes.
4 Produto Radiofônico – Rádio Federal
A Rádio Federal FM, emissora de radiodifusão com propósito educativo da Universidade Federal de Pelotas, está aberta para a avaliação e seleção de novos conteúdos e programas para a sua grade. A ideia é que a comunidade acadêmica seja integrada à produção de conteúdo do canal, qualificando e diversificando a programação e interligando a rádio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPel. 1.1. Integrar a comunidade acadêmica à produção de conteúdo da Rádio Federal FM.
Entre as finalidades para solicitação do serviço deve estar contribuir para a qualificação e diversificação da Programação da Rádio Federal FM, interligar a emissora às atividades acadêmicas de Extensão, Ensino e Pesquisa, divulgar conteúdo radiofônico que contribua para o desenvolvimento humano e social da comunidade local e regional, incentivando a diversidade cultural e a cidadania e promover, junto à comunidade, as diversas manifestações da cultura local e regional, no sentido de enriquecê-las e preservá-las, além de valorizar projetos ou programas cadastrados na Universidade.
Orientações básicas para este tópico
A submissão de propostas de conteúdos para a Rádio Federal deve atender às seguintes condições:
– ser proveniente de estudante, professor ou técnico-administrativo da UFPel;
– apresentar conteúdos que sejam originais, próprios, que não contenham plágio ou violação a Direitos Autorais de terceiros e se enquadrem pelo menos em um dos seguintes gêneros radiofônicos: a) socioeducativos; b) ficcionais; c) musicais; d) culturais; e) jornalísticos.
– a Rádio Federal ficará responsável pela coordenação, produção e veiculação dos programas, sendo de inteira responsabilidade dos proponentes o fornecimento dos conteúdos.
– a Rádio Federal reserva-se o direito de integrar os conteúdos à grade, conforme suas possibilidades de horário e de acordo com a sua linha de programação.
– a Rádio Federal FM poderá sugerir modificações e adaptações às propostas selecionadas, a fim de adequá-las ao perfil e horário da programação.
– os horários para veiculação dos conteúdos a serem selecionados serão definidos pela emissora.
– os programas deverão ser gravados preferencialmente nos estúdios da Rádio Federal. Serão aceitas produções realizadas em outros locais, incluindo home studios, laboratórios ou outros estúdios que não os da Rádio Federal FM, desde que apresentem qualidade técnica compatível com a da Rádio Federal FM.
– os conteúdos selecionados poderão integrar programas com duração mínima de 30 (trinta) segundos e máxima de 50 (cinquenta) minutos, de acordo com os seus respectivos gêneros e nos seguintes formatos, entre outros possíveis:
a) spots ou drops – mensagem curta que pode ser apoiada por trilha musical, efeitos e ruídos;
b) entrevista – depoimento dado por um ou mais entrevistados a um ou mais entrevistadores;
c) crônica – pode ser esportiva, política, econômica, de comportamento, cultural, etc. Caracteriza-se pela liberdade do autor para escolher o tema e expressar suas opiniões pessoais sobre o assunto em questão;
d) debate – ou mesa redonda. Reúne diferentes personalidades (preferencialmente especialistas sobre o assunto em questão) para, mediados por um apresentador, expressarem seus pontos de vista sobre um ou mais temas;
e) musical – alterna música e locução;
f) peça radiofônica – produção unitária que pode ser tanto a dramatização de uma situação social pertinente à realidade da comunidade (sociodrama) como uma produção original ou a adaptação de um texto (livro, conto, crônica, etc.);
g) poemas dramatizados – leitura dramática de poesia, que pode ou não ser acompanhada de BG, efeitos, intervenções, sobreposição de outras vozes, etc.;
h) documentário – pode incorporar elementos de vários gêneros e incluir entrevistas depoimentos, opiniões, dramatização de textos e acontecimentos e usos de música e efeitos.
Ao solicitar o serviço ou propor um programa:
– informe o projeto cadastrado na UFPel, ao qual a proposta estará vinculada (ensino, pesquisa, extensão ou inovação), se houver;
– informa o formato desejado para o programa;
– indique uma sugestão de nome para o programa;
– faça uma descrição do programa;
– anexe material subsidiário que tiver.
Observações
O envio de propostas pode ser feito a qualquer tempo.
A avaliação das condições de produção e veiculação se dará em até trinta (30) dias após o envio.
Os programas contemplados não receberão nenhum tipo de aporte financeiro por parte da Emissora.
O início da veiculação dos programas dependerá do tipo de programa, da periodicidade e da capacidade de produção.