Dirceu Agostinetto assume a direção da FAEM
Foi apresentando cinco grupos de trabalho e ressaltando a importância histórica da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel) que seu novo diretor, o professor Dirceu Agostinetto, tomou posse do cargo. Na solenidade, que ocorreu na manhã desta terça-feira (31), também foi investido como vice-diretor o professor Antônio Costa de Oliveira.
O momento também foi de despedida. Deixou o cargo de diretor o professor Manoel Luiz Brenner de Moraes e, como vice-diretor, o professor Jerri Teixeira Zanusso.
“Nós pertencemos à FAEM e a FAEM pertence a nós”. Com essa tônica, o novo diretor apresentou o plano de trabalho para os próximos quatro anos. Falando, ainda, sobre participação e transparência, Agostinetto destacou o papel de uma Unidade onde circulam diariamente cerca de duas mil pessoas e que já formou sete mil profissionais. “A intenção é fazer uma gestão inclusiva, em que todos se sintam parte. Queremos que todas as categorias se sintam chamadas para construirmos uma administração planejada, mas sem esquecer o presente”, observou. O novo gestor salientou, ainda, a integração com as entidades parceiras da FAEM para uma formação agregada às necessidades do mercado e falou sobre as propostas nas áreas de planejamento estratégico, ensino, infraestrutura, pessoas e administração (leia mais abaixo). “Se a UFPel é uma família, a mãe é a FAEM. Essa Casa foi uma das fundadoras da UFPel. Queremos que seja uma das suas protagonistas”, disse.
Para o vice-diretor, Antônio Costa de Oliveira, o momento é de início de uma caminhada longa e desafiante. “Pensamos juntos estratégias para que a FAEM siga com sua importância para a UFPel, observando sempre o ensino, a pesquisa e a extensão, procurando melhorar nossas fraquezas, mas, acima de tudo, cuidando daqueles que fazem a FAEM”, destacou.
Despedida
O então vice-diretor Jerri Zanusso aproveitou o momento para registrar agradecimentos pelo apoio recebido durante a gestão, na qual pretendeu, disse, ser um vice não apenas na ausência do diretor, mas a seu lado. “Foi um tempo de muito aprendizado, com desafios que se fizeram necessários para o engrandecimento desta Casa. Nos momentos difíceis vemos o valor de cada aluno, técnico e docente. Cada um constrói um pouco da história da FAEM e por isso queremos agradecer”, afirmou.
Emocionado, o então diretor Manoel Moraes relembrou sua formatura na FAEM e o começo da carreira docente, há 41 anos, que o levou a postos como o de vice-reitor da UFPel. “Me coloquei à serviço e disse ‘sim’ aos desafios, uns superados, outros não. É difícil encontrar respostas no cenário nacional e tudo que fiz foi com carinho, dedicação e respeito pelas pessoas”, pontuou. Ao agradecer o grupo de trabalho, destacou o relacionamento humano e o apoio em especial dos estudantes. “Que possamos no futuro, no entorno da FAEM, voltar a nos reunir”, desejou o docente, que irá se aposentar.
Reconhecimento e perspectivas
Em sua fala, o reitor Pedro Curi Hallal enfatizou a despedida de Zanusso e Moraes, detendo-se na atuação e apoio do então diretor. Segundo Hallal, muitos dos compromissos assumidos por sua gestão são frutos de propostas de Moraes.
O gestor da UFPel lembrou ainda aspectos de destaque na história da FAEM, como ter formado a primeira agrônoma do Brasil e o trabalho da Estação Agroclimatológica, que reúne diariamente informações há 129 anos.
Ao mesmo tempo em que relatou a dificuldade em responder a demandas de recursos humanos – visto que a gestão tem o compromisso de atender cursos mais recentes, criados pelo Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) -, o reitor afirmou que serão realizadas a reforma do Auditório da FAEM e a qualificação em acessibilidade. A Faculdade receberá um dos três elevadores do Campus Capão do Leão, junto com a Faculdade de Veterinária e o Instituto de Física e Matemática.
Hallal também adiantou que o Campus Capão do Leão voltará, em breve, a receber algumas das reuniões do Conselho Universitário (CONSUN), assim como já vem recebendo atendimento dos gabinetes da reitoria.
Conheça os Grupos de Trabalho que atuarão na FAEM:
– Gestão do Planejamento Estratégico
Tem a função de planejar a FAEM para os próximos 50 anos. Além disso, vai atuar na reativação da Associação de Ex-Alunos, com o objetivo de integrar, conferir visibilidade aos profissionais e ser uma fonte de fomento de recursos para a Faculdade.
Integrantes: Maurício Oliveira (professor), Geri Meneghelo (técnico-administrativo) e Adriano Hirsch (estudante)
– Gestão de Ensino
Tem o papel de atuar em um projeto considerado audacioso pela nova direção: a tutoria dos alunos de graduação. Para evitar a evasão – que muitas vezes se dá por questões de ordem pessoal -, o grupo vai trabalhar na recepção dos calouros e no estabelecimento de tutores que vão acompanhar esses estudantes. Além disso, planeja criar áreas didáticas e experimentais no Centro Agropecuário da Palma – com a doação do excedente para o Restaurante Universitário -, acompanhar e ouvir a sociedade com vistas à qualificação dos planos pedagógicos.
Integrantes: Nádia Velleda Caldas (professora), Djalmo Prestes (técnico-administrativo) e Caroline Wrague (estudante)
– Gestão da Infraestrutura
Responsável por fazer levantamento de espaços e materiais da FAEM, objetivando sua melhor utilização.
Integrantes: Rogério Sousa (professor), Mariane Rosenthal (técnica-administrativa) e Thiago Raphaelli (estudante)
– Gestão de Pessoas
Fará o mapeamento de docentes e técnico-administrativos da FAEM, em quantidade e função, para futuramente discutir o dimensionamento e procurar repor vagas oriundas de aposentadorias.
Integrantes: Cássio Brauner (professor), Ladislau Silveira (técnico-administrativo) e Roberto Ávila (estudante)
– Gestão Administrativa
Gerencia os demais grupos.
Integrantes: Dirceu Agostinetto (diretor), Antônio Costa de Oliveira (vice-diretor), Renata Bemvenuti (técnica-administrativa) e Dário Knupe (técnico-administrativo)