Tem início a Semana do Servidor

Teve início na manhã desta segunda-feira (24), a Semana do Servidor da Universidade Federal de Pelotas, em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. As atividades da Semana do Servidor seguem até o dia 27 de outubro. A programação prevê apresentação musical, palestra, debates e atividades voltadas à saúde e ao bem-estar.

A abertura contou com a participação da reitora Isabela Andrade, da vice-reitora Ursula Rosa da Silva e da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Ulrich.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Taís Ulrich, saudou o público, agradeceu a equipe da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) pela organização do evento e ao palestrante Alexandre do Reis. “É um momento de celebração pela dedicação de cada um e de cada uma, pela construção de cada trajetória na UFPel e pela construção da história da UFPel. É um momento de valorização de um importante papel desenvolvido em prol da sociedade e, no nosso caso em especial através da educação”, salientou.

Já a vice-reitora Ursula Rosa da Silva, ressaltou a importância de comemorar a data. “Penso que depois da Pandemia a palavra comemorar passou a ter um sentido mais importante. Precisamos comemorar a vida e as parcerias e a palavra parceria traduz o nosso trabalho na UFPel. A instituição depende da união e da luta de todos nós, para que ela sobreviva. É sempre importante lembrar que o nosso trabalho tem uma função social essencial”, observou.

Em sua fala, a reitora Isabela Andrade destacou o período difícil em termos orçamentários que resultou na necessidade de suprimir uma série de postos de trabalho na Universidade. “Apesar das dificuldades gostaria de destacar nossas conquistas, como o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, na categoria Mérito Institucional que recebemos do CNPq e o sucesso da SIIEPE. Estaremos em Brasília nessa semana para buscar recursos e efetivarmos a obra do nosso Hospital Escola que é tão importante para Pelotas e região”, disse parabenizando os servidores pelo Dia do Servidor e desejando sucesso ao evento.

Na sequência, ocorreu uma apresentação musical do técnico-administrativo e pianista Daniel Benitz, e a palestra sobre trabalho, “a produção de si mesmo” e virtudes, com o professor Alexandre dos Reis. Na palestra, foram abordados assuntos sobre o esclarecimento, o uso público da razão, a ética da felicidade e virtudes.

Para o palestrante, é importante pensar a felicidade dentro da ciência. Contudo, assim como outros temas importantes como morte e liberdade ela é pouco pensada e muitas vezes confundida com outros conceitos como o de bem-estar. “Ser feliz é praticar a virtude e a virtude sempre exige a presença do outro, não é possível falar em ética, sem o outro”, explicou.

Programação

Na terça-feira (25), às 10h, a Universidade oferecerá oficina de Yoga, com a professora Aniê de Oliveira, no câmpus Anglo, às margens do Canal São Gonçalo. Para participar da oficina, também é necessário inscrição no evento. Os servidores precisarão manifestar interesse até 23 de outubro.

Após, na quarta-feira (26), às 9h, a programação traz uma oportunidade, on-line, de refletir sobre alimentação saudável e os prazeres da vida, na roda de conversa com a professora Anne y Marques. Os pedidos de inscrição serão recebidos até 24 de outubro.

O encerramento da Semana do Servidor será na quinta-feira (27), às 14h, com o Cine-Debate “Dialogando sobre saúde, emoções e bem-estar”. Técnico-administrativas da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), nas áreas de Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, promoverão diálogo sobre saúde, emoções e bem-estar após a exibição de um filme sobre inteligência emocional. A atividade, com inscrições até 25 de outubro, será realizada no auditório da Reitoria (4º andar do câmpus Anglo).