UFPel amplia participação na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Sul, especialmente na região sul, a produção do arroz mais uma vez tem, no município do Capão do Leão (RS), a comemoração de sua colheita: em sua 32ª edição, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas traz à Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, vizinha ao Campus Capão do Leão da UFPel, vitrines tecnológicas e espaços para a discussão de temas relevantes à cultura orizícola.

Participando como expositora pelo quarto ano consecutivo, a Universidade Federal de Pelotas ampliou sua participação neste ano de 2022. Além da vitrine tecnológica coordenada pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, dessa vez também a Faculdade de Meteorologia garantiu sua presença no evento, trazendo na área de estandes informações sobre previsões climáticas e explicações sobre fenômenos meteorológicos que impactam a vida no campo.

Faculdade de Meteorologia

Levando à área de estandes e exposições pesquisadores, docentes e estudantes, a Faculdade de Meteorologia participa de forma inédita da Abertura da Colheita do Arroz. A ideia é que sejam levadas aos participantes do evento a previsão climática para os próximos meses e a explicação de fenômenos que impactaram nos últimos déficits de chuvas ocorridos na região.

Para a FMet, a participação também é oportunidade para discutir o diferencial que o profissional meteorologista pode agregar no setor agrícola, em setores como a elaboração de previsões do tempo e clima, alertas de tempos severos, laudos agrícolas e análise de dados climáticos. “Nosso curso é muito teórico. Participar de um evento como esse permite que possamos pensar como formar profissionais que irão atender o setor produtivo”, explica o professor Douglas Lindemann. De acordo com o docente, além dos produtores, muitas empresas foram informadas sobre as possibilidades trazidas pela participação do meteorologista em seus campos de atuação.

Além disso, o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMET) também esteve envolvido com a Abertura, produzindo previsões específicas para os dias e local do evento e proporcionando suporte sobre o assunto.

Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel

A vitrine tecnológica pensada pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel trouxe dois temas diferentes, mas importantes, para serem debatidos com os participantes do evento. O primeiro é a emissão de gases do efeito estufa na produção na cultura do arroz irrigado. Já o segundo trata outras possibilidades de plantas para lavoura em terras baixas, especialmente o milho e a soja, que vêm ganhando destaque e importância econômica na rotação de cultura ao ser intercalada com a produção orizícola.

A equipe da FAEM também foi responsável por uma das palestras integrantes da programação. Em painel realizado em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), dois temas foram tratados: “Qualidade de sementes e a produtividade: mitos e verdades”, do qual participou o docente Tiago Aumonde, do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, e “Sementes de arroz irrigado: Da semeadura a pós colheita”, do qual um dos ministrantes foi o docente Tiago Pedó, do mesmo PPG.