Início do conteúdo

UFPel é uma das universidades autoras do Guia de Integridade da Informação na Crise Climática

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das instituições que assinam o Guia de Integridade da Informação no Contexto da Crise Climática no Rio Grande do Sul: Protocolos, Boas Práticas e Governança da Informação para Enfrentar a Infodemia Climática. A obra, recém-lançada no Portal da Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil, marca um novo marco para a governança da informação em emergências climáticas no país.

O documento, com mais de 200 páginas, é resultado de seis meses de trabalho colaborativo, envolvendo dez instituições autoras e 55 especialistas de universidades, órgãos públicos e centros de pesquisa. Estruturado sob a abordagem de Uma Só Saúde (One Health), o Guia traduz em diretrizes práticas o que a crise climática de 2024 evidenciou: sem integridade informacional, não há coordenação eficaz, confiança pública ou ação solidária duradoura.

O documento consolida experiências práticas e estudos de caso, como a atuação do Gabinete de Crise de Comunicação e do Núcleo de Combate à Desinformação, que se tornaram referências nacionais em governança da informação. Apresenta ainda protocolos de verificação, diretrizes operacionais, fluxos de comunicação e ações de pré-bunking e educação midiática, reafirmando a informação como pilar da saúde pública, da gestão de risco e da democracia.

A UFPel contribuiu com o conteúdo por meio do Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS), que trouxe sua experiência de pesquisa no âmbito da desinformação e da integridade da informação em crises climáticas. Participaram os pesquisadores Calvin Cousin, Fernanda Mendonça, Julia Vilas Boas, Luísa Brito, Luiza Katrein, Mariana Reis Mendes, Maurílio Luiz Hoffmann da Silva e Theodora Nunes, além das coordenadoras Taiane Volcan e Raquel Recuero.

Reconhecendo sua relevância internacional, o Guia foi selecionado pela ONU para integrar o Mutirão Global pela Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, dentro da Agenda de Ação da COP30. A seleção destaca o protagonismo do Brasil e do Rio Grande do Sul na construção de respostas inovadoras à desinformação climática.

O Guia de Integridade da Informação pode ser acessado e baixado gratuitamente no Portal de Publicações das Nações Unidas (ONU), neste link.

Instituições Realizadoras

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Secom/RS)

Instituições Autoras

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Feevale (Feevale), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Secom/RS).

 

*Com informações da Rede Saúde Única – RSU/Fiocruz – Fiocruz Rio Grande do Sul e MIDIARS