SIIEPE: painel temático apresenta Projeto Ruas de Lazer
Reconhecido por propor atividades de saúde, esporte, cultura e entretenimento nos bairros do município, o projeto de extensão Ruas de Lazer ganhou espaço durante a 11ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIIEPE/UFPel). Na tarde desta sexta-feira (24), o Auditório Acadêmico recebeu o 5º Seminário do Projeto, que tinha a proposta de apresentar a iniciativa, fazer um balanço da trajetória dos cinco anos de existência e, especialmente, convidar outros projetos e ações da UFPel a participarem das atividades.
O Ruas de Lazer busca criar espaços públicos de lazer temporários na cidade por meio do fechamento de ruas para o trânsito de veículos, oportunizando atividades culturais, com música e dança, atividades físicas, esportivas e de educação. A proposta é levar as ações para locais onde esse acesso muitas vezes é precário. A realização é uma parceria entre UFPel e Prefeitura de Pelotas. “A ideia é transpassar nossos muros e chegar à população pelotense”, resume o coordenador, professor Ítalo Guimarães.
Além dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFPel e ações da Prefeitura, o Ruas de Lazer apresenta atrações artísticas, expositores e feirantes – preferencialmente do bairro onde a ação está ocorrendo.
Responsáveis por apresentar o projeto, os bolsistas Larissa Duarte e Thomaz Monteiro destacaram que, muito além do momento do evento, o Ruas de Lazer promove educação em saúde e fortalecimento comunitário. Também estimula a movimentação do comércio local, mobilização e integração entre os participantes. “O projeto cumpre com o objetivo de transformar o espaço público e realizar atividades de lazer, chegando aonde nem sempre as nossas instituições e políticas chegam”, observa Monteiro. Uma das características é a participação das lideranças dos bairros no planejamento. “Queremos entender as necessidades daquele local para levarmos um Ruas que faça sentido para as pessoas”, pontua Larissa.
A intenção, explicaram, é que o projeto expanda ainda mais o número de bairros atendidos, fortaleça o protagonismo das comunidades e amplie o acesso a práticas corporais, atividades físicas e eventos culturais permanentes.
A diretora de Lazer da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), Caroline Malue, participou do painel contando sobre o papel da Prefeitura na ação e a articulação com a Universidade. De acordo com ela, a participação que iniciou com o projeto Vida Ativa e brinquedos infláveis expandiu-se com o envolvimento das demais secretarias e outros tantos projetos liderados pelo executivo municipal. A dirigente listou as iniciativas, que vão desde trânsito até saúde, passando por educação, assistência social, igualdade e muitas outras frentes. “Fortalecemos o vínculo e conseguimos novas perspectivas para o Ruas de Lazer”, comemora.
O professor do curso de Engenharia Hídrica da UFPel Luís Eduardo Suzuki, um dos painelistas, fez questão de destacar a natureza motivadora e múltipla do projeto. Considerando-se um “apaixonado” pela iniciativa, ele contou sobre a participação do “Espaço Solo e Água” e do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Hídrica. Em sua visão, o Ruas é um espaço agregador para as ações que muitas vezes são realizadas de forma isolada pela Universidade.
Além de comemorar o entusiasmo da comunidade durante o evento, o docente mencionou a relação de mão dupla entre as instituições organizadoras e a possibilidade de ampliar parcerias que surge nas edições do evento, como convites para levar projetos a escolas e ONGs. Segundo Suzuki, o Ruas já foi além do lazer e da cultura, agregando ciência, artesanato, gastronomia, feira e muitas outras possibilidades. “É uma troca muito boa que temos com os moradores, colegas da Universidade e da Prefeitura e isso nos motiva. Queremos estar sempre junto do projeto, que é inclusivo. Todo mundo que quiser pode participar. O que o torna diverso e atrativo para vários públicos. É muito legal e importante. Recomendo”, afirma.
O painel contou também com relatos de experiências de participantes, discussão sobre os desafios – financeiros, logísticos e de equipe, dentre outros -, debate sobre o impacto na formação profissional dos estudantes envolvidos e as articulações com as gestões do Executivo Municipal e da Instituição de Ensino Superior.
O Ruas de Lazer já está na 21ª edição e só neste ano já passou pela Avenida Bento Gonçalves, Navegantes, Avenida Domingos de Almeida, Santa Terezinha, Simões Lopes e Guabiroba. A próxima edição está marcada para 23 de novembro, na Avenida Zeferino Costa.
Para fazer parte
O coordenador do projeto ressalta que professores, técnico-administrativos e estudantes de diferentes áreas do conhecimento são bem-vindos. Para integrar a iniciativa, basta procurar a organização pelo perfil do projeto no Instagram.

