Início do conteúdo

Pesquisa da UFPel sobre saúde e desenvolvimento infantil seleciona entrevistadores e psicólogos

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abriu inscrições para a seleção de entrevistadores e psicólogos para atuar no acompanhamento de saúde dos 11 anos da Coorte de Nascimentos de 2015 de Pelotas — um dos maiores estudos de seguimento infantil do país.

As inscrições podem ser feitas até 23 de outubro, exclusivamente por e-mail, com envio da documentação para coorte2015@gmail.com. O edital prevê a seleção de 10 psicólogos e 39 entrevistadores de campo.

Os bolsistas atuarão em atividades de coleta de dados domiciliares e em clínica, entrevistas, aplicação de questionários e testes, medidas antropométricas e orientações aos participantes do estudo. Para tanto, receberão bolsa mensal de R$ 2 mil, com carga horária de 36 horas semanais, por período estimado de 12 meses. As atividades poderão ocorrer de segunda a sábado, nos turnos da manhã ou da tarde, sob supervisão da equipe de coordenação.

O processo terá duas etapas. Na primeira, os candidatos serão avaliados por meio de análise curricular, e até 90 pessoas serão selecionadas para o curso de aperfeiçoamento “Aspectos Básicos de Coletas de Dados para Inquéritos Epidemiológicos Voltados à Infância I”. A segunda etapa será uma avaliação teórico-prática, durante o curso, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos com melhor desempenho serão selecionados para as vagas, incluindo a participação no curso preparatório “Aspectos Básicos de Coletas de Dados para Inquéritos Epidemiológicos Voltados à Infância II”.

Para a função de psicólogo, é necessário diploma de graduação em Psicologia e registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS). Para entrevistadores, é exigida graduação em qualquer área e disponibilidade integral para as atividades do projeto. Em ambos os casos, é valorizada experiência prévia em trabalhos de campo e coleta de dados em pesquisas epidemiológicas ou em saúde.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3284-1300 ou pelo site http://www.epidemio-ufpel.org.br.