Libras e Literatura surda são temas em evidência em variadas atividades
O curso de Licenciatura em Letras Libras/Literatura Surda da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nos próximos dias, diversas de atividades alusivas a datas significativas para a comunidade surda no mês de setembro. Na programação, estão oficinas, mesas-redondas e palestras, sempre com início às 19h.
Nesta segunda-feira (29), serão realizadas oficinas diversas, distribuídas em três salas, todas no Campus Anglo. Dentre os temas, estão “Chimarrão em Libras” e “Contação de Histórias”.
Na terça-feira (30), haverá a palestra “O Papel do Tradutor/Intérprete de Línguas de Sinais (TILS) na Sala de Aula Universitária: Práticas, Relações, Desafios e Aprendizados”. O tema será abordado por Juliana Sanches, chefe da Seção de TILS da UFPel. A atividade ocorrerá no Auditório da Reitoria (Campus Anglo).
Na quinta-feira, dia 02 de outubro, será realizada mesa-redonda sobre Literatura Surda, com três especialistas de renome na área: Diogo Madeira (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSul), Carolina Hessel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e Renata Heinzelmann (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS). O evento será no Auditório da Reitoria (Campus Anglo).
Encerrando as atividades, no dia 10 de outubro haverá a palestra “O ensino de Libras e a Educação de Surdos de Pelotas”, com os professores surdos da Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub: Rejane Holz, Gabriele Zitzke e Nicolas Brahm. O encontro será no Auditório do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202).
Ainda é possível se inscrever em algumas atividades. Mais informações estão disponíveis no perfil do curso no Instagram, onde pode ser acessado o link para inscrições.
Datas
A comunidade surda comemora, no dia 10 de setembro, o Dia Mundial das Línguas de Sinais. O dia 26 de setembro marca o Dia Nacional do Surdo e 30 de setembro assinala o Dia Internacional do Tradutor/Intérprete de Línguas de Sinais.
