Início do conteúdo

UFPel comemora aniversário com inauguração de Banco Vermelho e feira estudantil

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) comemorou no último dia 8 de agosto 56 anos de sua fundação. Dois momentos foram marcantes na programação celebrativa: a inauguração, no dia 6, do primeiro Banco Vermelho da instituição, localizado no Campus Capão do Leão, e a segunda edição da Feira Estudantil, realizada no Largo do Bola.

Instalado no CCL, o Banco Vermelho é resultado de parceria entre a Coordenação de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Cordigen/Proafe) e o Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (Gamp). Prevista na Lei Federal nº 14.942/2024, a iniciativa busca sensibilizar a sociedade para o combate ao feminicídio. A cor vermelha simboliza o sangue das vítimas e serve como alerta para a urgência no enfrentamento à violência de gênero.

O banco é um resgate à memória da professora Cláudia Hartleben, do curso de Biotecnologia, desaparecida desde 9 de abril de 2015. “Celebrar sua existência e reconhecer seu trabalho é reafirmar nosso compromisso de manter essa pauta viva e buscar o feminicídio zero. Ainda há muito trabalho a fazer”, destacou a reitora Ursula Silva.

Segundo Janaize Batalha, coordenadora da Cordigen, a instalação integra um conjunto de políticas afirmativas já em andamento na Universidade, como a criação de sala de atendimento a vítimas de violência e de uma ouvidoria feminina. “Queremos que as vítimas saibam que não estão sozinhas, que existe uma rede de apoio. O Banco Vermelho provoca reflexão e se soma à educação e às formações que realizamos sobre gênero e violências”, afirmou.

A UFPel pretende instalar bancos vermelhos em todos os seus campi como forma de manter o debate permanente e a conscientização da comunidade acadêmica e da população sobre a prevenção da violência contra a mulher.

Semana de aniversário teve feira estudantil e ações culturais

 A programação dos 56 anos da UFPel também contou com a segunda edição da Feira Estudantil, realizada no dia 8 de agosto, no Largo do Bola, em parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). O evento reuniu cerca de 20 expositores, com trabalhos artesanais produzidos por estudantes, muitos voltados à geração de renda.

A PRAE foi responsável pela logística, empréstimo de mesas e organização do espaço, enquanto o DCE mobilizou os expositores. Durante a feira, foi realizado o Brechó Solidário da PRAE, que distribuiu gratuitamente peças de roupas de inverno arrecadadas ao longo do ano. Cada estudante pôde levar até três itens, como blusões, calças e camisetas de manga longa.

Encerrando o dia, a PREC promoveu uma apresentação cultural com o movimento “Nós no Rap”, formado por mulheres e artistas LGBTQIA+ de Pelotas. Entre 17h e 19h, o público acompanhou batalhas de rima, slam e apresentações musicais no mesmo espaço da feira, criando um momento de integração e diversidade cultural que animou o Largo do Bola.

Publicado em 14/08/2025, nas categorias Destaque, Notícias.