Início do conteúdo

Núcleo de Documentação Histórica Profa. Beatriz Loner celebra 35 anos com Jornadas de Formação

Fundado em 1990, o Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Profa. Beatriz Loner celebra 35 anos de longevidade com uma série de atividades. Dentre elas, as Jornadas de Formação, que ocorrem a partir desta quarta-feira (25), às 17h30min, no prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) – Rua Coronel Alberto Rosa, 154.

O objetivo dos encontros é discutir alguns temas que fazem parte do cotidiano do trabalho do NDH, como a conservação de acervos em papel (Silvana Bojanoski); a análise de processos trabalhistas (Paulo Koschier); as fontes para se estudar a escravidão em Pelotas (Jonas Vargas); o uso de fotografias na História (Aristeu Lopes); as normas técnicas para a escrita de artigos científicos (Márcia Espig); uso da metodologia de história oral (Lorena Gill); restauração de obras e democracia (Andréa Bachettini); história das mulheres e Justiça do Trabalho (Taiane Mendes Taborda); ditadura civil-militar na UFPel (Alessandra Gasparotto, Nádia Kendzerski, Natasha Castelli); Literatura e História (Daniele Gallindo); o patrimônio em sala de aula (Darlan Marchi) e noções básicas sobre a paleografia (Paulo Possamai).

A ideia é qualificar o trabalho de bolsistas e voluntários que atuam nos diversos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores vinculados ao NDH, mostrando a abrangência do campo de atuação na História e as várias possibilidades abertas a partir dos acervos e áreas de interesse do Núcleo.

Os encontros ocorrerão sempre às quartas-feiras, entre 17h e 18h30min. As atividades são abertas a qualquer pessoa interessada, que podem inscrever-se para participar de todos os encontros ou, eventualmente, apenas assistir ao tema de seu interesse (nesse caso, sem certificação). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ndh.ufpel@gmail.com.

Dicionário
Outro dos pontos altos das comemorações será a publicação do volume dois do Dicionário de História de Pelotas, ainda em 2025. O volume um já soma quase 150 mil visualizações em versão e-book.

História
Em março de 1990 foi criado o Núcleo de Documentação Histórica da UFPel – Profa. Beatriz Loner, como um projeto de extensão permanente. Era a época do reitor Amílcar Gigante, que tinha uma grande preocupação com a História. Ele solicitou à professora Beatriz Loner que criasse um centro de documentação, que deveria buscar documentos e fotografias nas unidades acadêmicas.

O tempo passou e além da preocupação com a história da própria UFPel, o NDH se fortaleceu como um espaço que conta a memória e a História dos trabalhadores do Rio Grande do Sul, especialmente a partir de alguns de seus acervos, como o da Delegacia Regional do Trabalho e o do arquivo da Justiça do Trabalho, além de documentos de fábricas e empresas, com a Laneira e a TURF, por exemplo.

Recentemente, o NDH voltou a dar uma atenção especial ao acervo institucional e tem digitalizado documentos como as atas do Conselho Universitário; do Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão; da Faculdade de Odontologia, da Medicina, da Enfermagem e das Ciências Domésticas, um curso que foi extinto.