UFPel sedia o IV Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul de 16 a 18 de outubro
De 16 a 18 de outubro, a Universidade Federal de Pelotas sediará o IV Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, com o tema “A consolidação dos Cuidados Paliativos na Saúde Pública”. O evento reunirá profissionais de diversas áreas do conhecimento para uma ampla programação que inclui palestras, conferências, workshops, mesas redondas e minicursos, abordando a importância dos cuidados paliativos na formação e atualização de quem se dedica ao cuidado de pessoas com doenças graves.
Com abordagem interdisciplinar, o congresso discutirá o conceito de “dor total”, englobando questões relacionadas ao diagnóstico, alívio do sofrimento em suas dimensões físicas, emocionais, sociais e espirituais. Entre os temas, destaque para a educação em cuidados paliativos, pesquisa, diálogo entre áreas diversas e o cuidado integral de pacientes e seus familiares. A programação também conta com workshops e minicursos voltados para política pública, com conteúdos que aprofundam aspectos importantes para a atuação profissional e acadêmicos da área da saúde.
Neste ano, o evento traz uma inovação: o I Congresso de Práticas Integrativas e Complementares do Mercosul (PICS), que contará com especialistas do Brasil e de outros países do Mercosul, destacando o papel dessas práticas na qualidade de vida dos pacientes. Além disso, o congresso lançará o I Congresso da Frente Paliativista, fruto de uma mobilização nacional em prol da implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, regulamentada pela Portaria nº 3.631 de maio de 2024, buscando ampliar esses cuidados para toda a comunidade.
Para acompanhar a programação e obter mais informações sobre inscrições e envio de trabalhos, os interessados podem acessar o site oficial e as redes sociais do congresso.