FORIPES: Ministros do Governo Federal participam de reunião com Universidades gaúchas com foco na reconstrução do Estado

Durante a tarde da última quinta-feira (05), a presidente do Fórum de Reitores das Universidades Públicas do Rio Grande do Sul (FORIPES/RS) e reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Fernandes Andrade, junto com os demais integrantes do Fórum estiveram presentes em uma com o Ministro de Estado da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, com o objetivo de colocar as onze Instituições gaúchas que compõem o Fórum à disposição do Governo Federal para auxiliar na reconstrução do Estado, tendo em vista a emergência climática iniciada no final de abril, que afetaram mais de 400 municípios gaúchos.

No decorrer da reunião, Isabela apresentou o Fórum a Pimenta seus principais objetivos. Após a apresentação, a presidente do FORIPES/RS colocou à disposição a Instituição na retomada da reconstrução do Estado gaúcho, considerando que as Universidades gaúchas tiveram um importante papel ao longo do período de emergência climática na região, através de ações que auxiliaram o povo gaúcho, como abertura de abrigos, orientações técnicas, doações, transporte de pessoas e na logística de alimentos.

Além disso, também foram discutidas ações futuras a respeito do envolvimento das Universidades com a comunidade, no âmbito dos projetos de extensão, desenvolvido pelas instituições.

Reunião com Ministro da Educação, Camilo Santana

Já na tarde de sexta-feira (06), o Ministro da Educação, Camilo Santana, se reuniu com os integrantes do FORIPES/RS, em Porto Alegre, para definir ações conjuntas com as Universidades com o objetivo de fornecer ajuda para a reconstrução do estado. Durante o encontro, também foi apresentado os objetivos do FORIPES ao Ministro, além de suas ações voltadas para a Educação no estado.

A greve dos servidores e professores públicos também foi outro tópico debatido pelos integrantes do Fórum e Camilo, em que ambos os lados reiteraram  a importância da docência e carreira dos servidores  no âmbito da Educação da população brasileira.

Publicado em 10/06/2024, na categoria Notícias.