UFPel recebe mais de um milhão de reais em Medida Provisória do Governo Federal devido às enchentes no Rio Grande do Sul
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através de uma Medida Provisória publicada pelo Governo Federal, receberá R$1.180.000 de reais (um milhão e cento e oitenta mil de reais) de crédito extraordinário, como recurso de custeio, em função das enchentes que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde o final de abril.
A reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrade, ressaltou a importância de receber este recurso do Governo Federal, tendo em vista todos os prejuízos ocorridos devido às enchentes que atingem o estado. Além disso, Isabela também destacou a confiança que o Governo Federal tem com as instituições públicas de educação no país: “Para nós, tem um significado bastante importante essa sinalização do Governo Federal, dispondo de significativo recurso para nossas instituições neste momento, exaltando o papel que tem sido desempenhado pelas Universidades Públicas e Instituto Federais”, pontuou Isabela.
Os recursos, que logo chegarão às Instituições de Ensino Superior, fazem parte de um movimento inicial do Governo Federal na liberação de créditos para às Universidades e Institutos no Rio Grande do Sul. Segundo a reitora Isabela, a UFPel recebeu cerca de 15% do recurso solicitado. No valor solicitado estava incluído aquele necessário para a manutenção do radar meteorológico da UFPel, por exemplo, na ordem de 3 milhões de reais.
Além da UFPel, outras Universidades Federais e Institutos do Rio Grande do Sul receberão ao todo quase R$ 20 milhões de reais de recursos.